domingo, 10 de novembro de 2019

O MESTRE DE HARMONIA FICA À ORDEM?


Em 01/08/2019 o Respeitável Irmão André Pepino, Loja Cavaleiros de Salomão, 2.355, REAA, GOB-PR, Oriente de Curitiba, Estado do Paraná, apresenta a seguinte questão:

MESTRE DE HARMONIA NO REAA

Após ler o seu seguinte artigo (http://iblanchier3.blogspot.com/2018/04/mestre-de-harmonia-sentado.html?m=1) me veio à pergunta: antigamente o Mestre de Harmonia era músico - em seu exemplo, violinista - e dedicava seu conhecimento musical à harmonia da abóbada maçônica do templo. No entanto, como se dava na prática? Imagino todos os Irmãos ficando à ordem, mas seria impossível para o Mestre de Harmonia ficar à ordem enquanto executa uma obra. Como isso ocorria, então? O Irmão poderia ficar apenas em pé? Ou havia algo que pudesse fazer para representar o Sinal do Grau enquanto tocava?

CONSIDERAÇÕES.

A minha referência feita no trabalho mencionado, sobre o Mestre de Harmonia ficar à Ordem, se dá em se aludindo à atualidade, pois é sabido que hoje em dia quase não existe mais a prática instrumental ao vivo, senão sua execução por meio de equipamentos eletrônicos modernos com controle remoto que substituem o antigo exercício instrumental.
Quando no passado o(s) músico(s) trabalhavam na Quinta Ciência executando música ao vivo em Loja com violinos, violoncelos, órgãos de tubo, etc., obviamente que a situação era adequada àquela época e, nos ritos que exigiam fica à Ordem, a Coluna da Harmonia era dispensada dessa obrigação por motivos óbvios – não dava para assoviar e chupar cana ao mesmo tempo.
Nem sempre existiu a obrigatoriedade de se ficar à Ordem no REAA. Esse costume seria acrescentado paulatinamente na medida em que se aperfeiçoavam os rituais no final do século XIX até o primeiro quartel do século XX. Há quem diga que ficar à Ordem, além do que o termo literalmente representa (estar pronto; estar à disposição de, etc.), também foi um meio encontrado por alguns ritos para disciplinar a postura irreverente dos latinos em Loja.
Cabe comentar também que na Europa os ritos e trabalhos maçônicos de origem anglo-saxônica não adotam o costume irrestrito de se ficar à Ordem quando se estiver em pé, destacando que na Inglaterra, Irlanda e Escócia, principalmente, o ofício maçônico relacionado à harmonia (música) é muito respeitado, inclusive sendo comum nesses costumes o canto de hinos e canções maçônicas, obviamente sem que ninguém precise ficar à Ordem nessas ocasiões.


T.F.A.

PEDRO JUK


NOV/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário