quinta-feira, 7 de novembro de 2019

REAA - POSTURA DO MESTRE DE CERIMÔNIAS PARA A ABERTURA DO LIVRO DA LEI


Em 24/07/2019 o Respeitável Irmão Marcelo Guazzelli, Loja Fraternidade VII, REAA, GOERGS (COMAB), Oriente de Caxias do Sul, Estado do Rio Grande do Sul, solicita esclarecimentos.

POSTURA DO MESTRE DE CERIMÔNIAS NA ABERTURA E FECHAMENTO DO LIVRO DA LEI.


Gostaria das suas considerações a respeito da postura que deve ser adotada pelo Mestre de Cerimônias no momento da abertura e fechamento do Livro da Lei no REAA.
Nossa obediência (GORGS) não estipula a formação do pálio, e o Altar dos Juramentos encontra-se no Oriente, junto a mesa do Venerável Mestre.
Ao que me consta, o Mestre de Cerimônias deve postar-se atrás do Irmão Oficiante (geralmente o ex-Venerável mais recente) segurando o bastão com a mão direita, braço em esquadria, ao lado do corpo, ambos (Oficiante e Cerimônias) na "linha do equador".
Fui questionado por um irmão, que afirmou ser necessário que o bastão deve estar exatamente na linha imaginária formada pelo Delta (o equador da loja), apesar de não constar no nosso ritual, por causa da energia gerada naquele momento, etc.

CONSIDERAÇÕES.

Devo destacar que de fato, no REAA não existe formação de pálio, assim como o Altar dos Juramentos, que é uma extensão do Altar ocupado pelo Venerável Mestre, fica no Oriente. A começar por aí os procedimentos estão corretíssimos.
Quanto a postura do Mestre de Cerimônias ele, depois de ter conduzido o ex-Venerável mais recente (é quem verdadeiramente abre o Livro da Lei no REAA) até o Altar dos Juramentos, se coloca à sua retaguarda trazendo o bastão empunhado e apoiado verticalmente no chão – braço direito colado no lado direito do tronco tendo o respectivo antebraço à frente na horizontal formando com o braço uma esquadria.
Por sua vez, cabe mencionar que o Altar dos Juramentos fica no Oriente próximo e de frente para o Altar ocupado pelo Venerável Mestre, por conseguinte, esse Altar se situa na porção mediana do espaço (sobre o eixo). Assim, quem se coloca sobre a linha imaginária é o ex-Venerável que fará a abertura do Livro tendo imediatamente à sua retaguarda o Mestre de Cerimônias que naturalmente descansa o bastão no chão pela sua direita.
Agora essa de gerar energia colocando o bastão sobre o eixo é mais uma das besteiras que assolam a nossa Sublime Instituição. Ora, isso não é parte do racionalismo maçônico. Não há energia nenhuma, senão na cabeça de quem inventou essa bobagem. Penso que o Mestre de Cerimônias é um oficial imediato do Venerável Mestre e cuida da beleza dos trabalhos, não estando ele ali colocado para virar uma espécie de para-raios ou coletor de energias.
A propósito, o eixo longitudinal imaginário, ou equador do Templo, existe apenas para dividir o ambiente e dar referência às duas porções que constituem e agregam toda a topografia da Loja. No Ocidente do Templo ele divide o ambiente em duas Colunas, a do Norte e a do Sul respectivamente.
Energias, egrégoras e outros afins do gênero não cabem num canteiro de trabalho que visa conduzir o homem iniciado à Luz.


T.F.A.

PEDRO JUK


NOV/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário