quarta-feira, 20 de novembro de 2019

RITO ADONIRAMITA - A QUEM O COBRIDOR INTERNO PEDE A PALAVRA?


Em 16/11/2019 no 1º Encontro de Orientação Ritualística do Centro Sul Fluminense, realizado no Oriente de Três Rios, Estado do Rio de Janeiro, o Respeitável Irmão Gilmar Jorge Borsato, sem mencionar o nome da Loja, Rito Adonhiramita, GOB-RJ, apresenta a seguinte questão:

A QUEM PEDIR A PALAVRA


O Cobridor Interno fica no Rito Adonhiramita ao centro da porta, na mesma linha do Venerável Mestre. No interrogatório ele responde ao Venerável Mestre. Quando da Palavra a Bem da Ordem, a quem ele pede a Palavra, ao 1º ou ao 2º Vigilante.

CONSIDERAÇÕES.

Por uma questão lógica e seguindo o giro da palavra que no Rido Adoniramita segue Norte, Sul e Oriente (conforme Ritual do GOB), entendo que o Cobridor Interno, posicionado no eixo e entre as duas Colunas, deve se reportar ao Segundo Vigilante, ou seja, no lado por onde se inicia o giro da palavra.
Destaque-se que no Rito em questão o Segundo Vigilante fica no Norte e o Primeiro Vigilante ocupa o Sul.
Concluindo, apenas a título de ilustração, eu prefiro entender o nome do Rito como Adoniramita e não Adonhiramita, uma vez que o personagem donde se deriva o nome do Rito se chama Adoniram, não Adonhiram. Esse último nada mais é do que uma corruptela do nome original.


T.F.A.

PEDRO JUK


NOV/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário