terça-feira, 9 de setembro de 2025

INSTRUÇÕES DOS RITUAIS

 

Em 14/03/2025 o Respeitável Irmão Davi Hackbart Covalesky, Loja Estrela do Sul, 84, REAA, GOB-RS, sem mencionar o Oriente, Estado do Rio Grande do Sul, apresenta a seguinte questão.

 

INSTRUÇÕES.

 

Ponto pacífico que nos rituais (igualmente nas edições de 2009 e de 2024), consta que estão a cargo dos 1º e 2º Vigilantes as instruções dos Companheiros e Aprendizes, respectivamente.

Me parece, inclusive, que na edição de 2024 ocorreu um ajuste de maneira que na comunicação das instruções, ao final do ritual, os interlocutores que as fazer juntamente ao Ven Mestre já são os responsáveis por cada um dos Graus em questão.

Agora lhe pergunto: a que se refere o Ritual com termo "instruções"? Pergunto porque algumas Lojas tem o costume de ministrar uma espécie de grupos de estudo com orientações externas ao templo e à ritualística abordando assuntos inerentes a simbologia e outras questões pertinentes ao desenvolvimento da caminhada maçônica. Estes momentos são, também, monitorados/coordenados pelos Irmãos Vigilantes, geralmente.

 

CONSIDERAÇÕES

 

Não resta dúvida que no REAA os instrutores oficiais dos Companheiros e dos Aprendizes são os IIr 1º e 2º Vigilantes, respectivamente, cabendo a cada um deles ministrar as instruções contidas nos Rituais vigentes, orientar a confecção de peças de arquitetura, elaborar instruções e sabatinas, pedir aumento de salário para os seus instruídos, etc., sempre em consonância com a Comissão de Admissão e Graus da Loja.

Obviamente que outras instruções, além daquelas previstas nos rituais, também podem ser ministradas por outros Mestres quando designados pelo Venerável Mestre e sob a coordenação dos respectivos Vigilantes instrutores, observando-se que estas instruções estejam sempre em conformidade com a estrutura doutrinária adotada pela Obediência, no nosso caso, no GOB.

É importante tomar muito cuidado para que nas discussões extra loja, principalmente aquelas propiciadas por grupos WhatsApp ou similares, não ocorram contradições oriundas de diferenças litúrgicas e ritualísticas que ocorrem entre as diversas Obediências regulares brasileiras. Nesse sentido, vale ressaltar que na Maçonaria Tupiniquim é possível se encontrar rituais diferentes para um mesmo rito, fazendo com que uma mesma instrução seja pertinente à ritualística adotada por uma Obediência e para outra não. Em se observando este sincretismo o Vigilante deve alertar para que o fato não ocorra.

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK - SGOR/GOB

http://pedro-juk.blogspot.com.br

jukirm@hotmail.com

 

 

SET/2025

 

2 comentários:

  1. BOM dia Irmão Pedro. O "respectivamente" de sua orientação, ficou confusa.
    Instrução AP - 2o. Vigilante.
    Instrução CM - 1o. Vigilante .
    Forte Abraço.
    Leocir Viscovini

    ResponderExcluir