Em 25.03.2025 o Respeitável Irmão Francisco Gomes, Loja Jesus Sales de Andrade, 4863, REAA, GOB-CE, Oriente de Varjota, Estado do Ceará, apresenta as questões seguintes:
NOVO RITUAL – TRANSMISSÃO DA PALAVRA
Dentre as dúvidas meu irmão, pergunto:
1º Os DDiác∴ ao transmitirem a P∴ S∴, fazem a mesma letra por letra, sussurrado ou tem que após falar a palavra após soletrar letra por letra?
2º Na entrada no tempo, todos entram em silêncio ou tem que se anunciar o Ven∴ M∴ para entrar na porta?
3º O Eminente do Estado, quando presente em loja, senta-se pelo ombro direito ou esquerdo do Venerável?
4º Quanto ao uso da palavra pelos VVig∴, quando passado a palavra para as colunas, eles podem fazer o uso da palavra sem pedir ao Ven∴? Ele pede permissão ao Ven∴ ou ele dá um golpe com o malhete e consecutivamente o Ven∴ responde com outro, para que assim ele tenha uso da palavra?
RESPOSTAS:
Caro Irmão, boa tarde.
- Na abertura e no encerramento dos trabalhos, quem transmitir a palavra sagrada dá as suas quatro letras seguidas e sussurradas no ouvido direito do seu interlocutor, e ponto final. Concluída a transmissão, não existem repetições de letras ou sílabas. Por não se tratar de um exame (telhamento), não há, entre os interlocutores, nenhuma troca de letras.
- Na entrada do préstito não se anuncia o ingresso do Venerável Mestre. Isto nem mesmo consta no ritual vigente. Portanto, basta que o Mestre de Cerimônias, indo a frente e em silêncio, como está no ritual, o conduza até o Oriente.
- Se a cadeira à direita do Venerável (relativa ao seu ombro direito) não estiver ocupada por quem de direito, o Eminente Grão-Mestre Estadual também pode ocupá-la.
- Reinando silêncio na sua Coluna, se o Vigilante resolver falar, pede, por um golpe de malhete, a palavra diretamente ao Venerável Mestre. O Venerável Mestre, para concedê-la, também dá um golpe de malhete - é o costume consagrado.
T.F.A.
PEDRO JUK - SGOR/GOB
http://pedro-juk.blogspot.com.br
SET/2025
Caro Irm.·. Pedro, tudo bem?
ResponderExcluirHouve alguma mudança de entendimento sobre o item 4 da pergunta?
Digo isso porque me pareceu que ele está em conflito com outra resposta dada recentemente aqui.
https://pedro-juk.blogspot.com/2023/12/vigilantes-pedindo-palavra-por-um-golpe.html?m=1
Poderia, por gentileza, nos esclarecer.
Por questão de costumo consagrado, mudou-se o entendimento conforme a resposta de 2025.
Excluir