sábado, 6 de setembro de 2025

VENERÁVEL MESTRE VISITANTE E O USO DO CHAPÉU

Em 10/03/2025 o Respeitável Irmão Ricardo Baldo Batista Gonçalves, Loja Vigilantes de Pacaembu, 1581, REAA, GOB-SP, Oriente de São Paulo, Capital, apresenta a dúvida seguinte:

 

VENERÁVEL VISITANTE E O CHAPÉU

 

Estou Venerável Mestre de Minha loja durante este ano 2024/25, desde o recesso maçônico já adotamos os novos rituais 2024, acredito que com os comportamentos ritualísticos no final do ritual agora universalizamos o REAA, porém no último sábado em visita a uma outra Loja maçônica me surgiu uma dúvida importante!

Como Venerável Mestre e ou Mestre Instalado (estando visitando uma outra Loja) em qualquer
sessão maçônica em loja simbólica (seja ela de aprendiz, companheiro ou mestre) sendo magna ou não, devo usar o chapéu preto desabado estando no Oriente? e ou em qual instante devo usá-lo ou não devo usá-lo e ou somente quando presidir qualquer sessão de loja Simbólica

 

CONSIDERAÇÕES

 

Conforme menciona o Ritual de Aprendiz do REAA, GOB/2024 vigente, dele a página, 35, 3º parágrafo, o Venerável Mestre em visita a Lojas coirmãs se apresenta paramentado como Venerável Mestre, porém nessa ocasião fica dispensado o uso do chapéu. Confira lá, meu Irmão.

 

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK - SGOR/GOB

http://pedro-juk.blogspot.com.br

jukirm@hotmail.com

 

 

SET/2025

 

Um comentário:

  1. Eminente Irmão Pedro Juk, mais uma vez uso de seu conhecimento e sapiência para um esclarecimento, sobre o assunto do chapéu. Em Sessão Magna de Exaltação (grau 3) de outro rito (ex.: Rito Moderno), o qual não usa o chapéu. O irmão visitante sendo Venerável Mestre ou um mestre do REEA, procede igual no seu rito (REAA), ou terá que adotar o costume da loja visitada?

    ResponderExcluir