sexta-feira, 29 de junho de 2018

CIRCULAÇÃO EM LOJA. EXISTE CIRCULAÇÃO NA MESMA COLUNA?


Em 26/04/2018 o Respeitável Irmão Josias Severino da Silva, Loja Segredo e Paz, 1.852, REAA, GOPE-GOB, Oriente de Pombos, Estado de Pernambuco apresenta as questões seguintes:

CIRCULAÇÃO EM LOJA NO REAA. CIRCULAÇÃO NA MESMA COLUNA.


1 – O Segundo Diácono para receber a Palavra do Primeiro Vigilantes, ele estando na mesma Coluna precisa fazer o giro para receber? Para levar ao Segundo Vigilante é obrigado a fazer o giro?
2 – O Mestre de Cerimônias vai até o Segundo Vigilante. Estando na mesma Coluna
ele pode voltar ao seu lugar sem transpor a linha imaginária?

CONSIDERAÇÕES.

  1. A regra é a seguinte: na mesma Coluna não há circulação. Assim, o Segundo Diácono se dirige diretamente do seu lugar até o Primeiro Vigilante, abordando-o pelo seu lado direito (ombro direito). Recebendo a Palavra na forma de costume, ele dali se desloca até o lugar do Segundo Vigilante cruzando o eixo longitudinal da Loja (equador) do Norte para o Sul pelo espaço entre a retaguarda do Painel do Grau e o limite como o Oriente. Ao chegar, aborda também o Segundo Vigilante pela sua direita (ombro direito). Transmitida a Palavra ele retorna ao seu lugar no Norte passando pelo espaço entre a frente do Painel do Grau e a porta do Templo.
É oportuno mencionar que as Luzes da Loja são sempre abordadas pela sua direita. Não existe circulação em torno das mesas dos Vigilantes. Durante a abertura dos trabalhos, mesmo que a Loja não esteja definitivamente aberta, obedece-se a circulação quando se passa de uma para outra Coluna. Ratifico: na mesma Coluna não existe circulação, pois ninguém precisa dar a volta ao mundo para parar no mesmo lugar.
  1. É o que já foi comentado no item 1 em relação aos deslocamentos na mesma Coluna. Nesse sentido a circulação não existe. Assim, o Mestre de Cerimônias, no caso da sua questão, vai e volta sem a necessidade de contornar o Painel.
Aproveito a ensejo para alertar que durante o processo ritualístico para a abertura dos trabalhos, o Mestre de Cerimônias, para conduzir o Orador até o Altar dos Juramentos, primeiro obedece à circulação (Loja em processo de abertura). Jamais ele entra direto do seu lugar no Oriente. Quem ingressa no Oriente sempre o faz a partir da Coluna do Norte e, dele sai sempre em direção à Coluna do Sul.



T.F.A.


PEDRO JUK


JUNHO/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário