terça-feira, 5 de junho de 2018

ESQUADRO E O COMPASSO - POSIÇÃO EM LOJA FECHADA


Em 06/04/2018 o Irmão Ederson Chivelas Souza, Aprendiz Maçom da Loja Cidade de Cachoeirinha, 202, REAA, Grande Loja do Estado do Rio Grande do Sul, Oriente de Cachoeirinha, Estado do Rio Grande do Sul, apresenta a questão seguinte:

ESQUADRO E O COMPASSO – POSIÇÃO EM LOJA FECHADA.


Primeiramente gostaria de agradecer pelo conhecimento disponibilizado, é de grande valia e muito apreciado. Eu e alguns irmãos iniciamos uma discussão acerca da ritualística da posição do Esquadro e Compasso sobre o Livro da Lei, uma vez que o instrumento que dispomos possui um dos lados maior que o outro. Essa questão já foi sanada pelo s
enhor mesmo, em um escrito que tive a sorte de encontrar.
No entanto resta outra dúvida que acredito pelo bom senso seguir a mesma resposta da anterior. É discutido sobre a posição de "descanso", ou seja, em Loja fechada, do Esquadro e do Compasso ao lado do Livro da Lei. Alguns irmãos afirmam que existe lado correto e posição, que o Esquadro deve ficar à esquerda do Livro da Lei, para quem abre a loja, e consequentemente o compasso à direita. Fora esse detalhe, por vezes vejo irmãos reposicionando o Esquadro, antes da abertura da Loja, para que o angulo interno do mesmo fique em direção ao Livro da Lei, exatamente como uma letra L maiúscula. Peço desculpas se a pergunta parecer banal ou ridícula, mas às vezes somente uma opinião de um irmão experiente e especialista no assunto pra elucidar uma questão dessas.

CONSIDERAÇÕES:

Não há o que se desculpar. A busca pelo esclarecimento nunca é banal e nem ridícula, desde que o estudante aprenda e pratique o conhecimento adquirido. Inconcebível mesmo é não querer aprender e apresentar desculpas metafóricas daquelas do tipo de “somos eternos aprendizes”. Eu diria para esses: eles são mesmo “eternos preguiçosos”. Geralmente os que se utilizam desse subterfúgio capenga, nunca aprenderam mesmo é nada de Maçonaria.
No que diz respeito à sua questão sobre as Luzes Emblemáticas, não existe nenhuma posição ou ordenamento de colocação das suas posições quando a Loja não estiver aberta. Encerrados os trabalhos é suficiente que o Livro da Lei esteja fechado e o Esquadro e o Compasso (fechado) colocado sobre o Altar juntos ao Livro, à direita ou à esquerda e sem nenhuma ordem de precedência.
Essa história de se colocar os objetos ali ou acolá é pura filigrana que não faz sentido nenhum à iniciática maçônica. Isso é pura bobagem. Basta que após ser fechado o Livro da Lei, os instrumentos permaneçam junto a ele à disposição para que na próxima sessão sejam utilizados na forma de costume.
Destaque-se que unidos e de acordo com o Grau, o emblema do Esquadro e o Compasso, nos ritos que assim procedem, possuem elevado significado simbólico quando dispostos sobre o Livro das Sagradas Escrituras.
Encerrados os trabalhos, eles, como Luzes Emblemáticas não fazem sentido algum, portanto não há posicionamento específico para os mesmos em Loja fechada.



T.F.A.

PEDRO JUK

JUNHO/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário