terça-feira, 5 de junho de 2018

GESTO DE SE ABSTER NA VOTAÇÃO


Em 05/04/2018 o Respeitável Irmão Marcelo Rodrigues, Loja Justiça e Perfeição, 1178, REAA, GOB-RS, Oriente de Porto Alegre, Estado do Rio Grand
e do Sul, apresenta a seguinte questão:

SINAL DE ABSTENÇÃO

A respeito do Sinal de Abstenção, em deliberações durante a Ordem do Dia, caso um Irmão visitante esteja presente, por ele não pertencer ao quadro da Loja, a forma correta de se abster é a mesma dos obreiros do quadro? Em pé e à Ordem?
Era só essa a dúvida.
Ela existe devido ao fato de eu não visitar muitas Lojas e, atualmente, por força da profissão, estou trabalhando em outra cidade e gostaria de proceder corretamente.

CONSIDERAÇÕES.

Na maioria dos ritos, inclusive no REAA\, um obreiro querendo se abster durante uma votação, fica à Ordem. Assim posicionado, subentende-se sua decisão de não votar.
Se acontecer de estar presente obreiro de outro rito que assim não proceda para se abster (obreiro Adonhiramita, por exemplo), eu tenho sempre dito, na casa dos outros adaptamo-nos às regras do dono da casa. Assim, a Loja anfitriã, antes da votação, prudentemente deve comunicar e ensinar aos visitantes a maneira com a qual alguém deverá se abster se for o caso.
Concluindo, eu tenho sempre dito, a questão é de bom senso. Eu, por exemplo, ao visitar uma Loja, primeiro me certifico dos seus costumes ritualísticos. Chego adiantado o suficiente para pedir esclarecimentos evitando atropelos de última hora.


T.F.A.

PEDRO JUK

JUNHO/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário