sexta-feira, 29 de junho de 2018

PELO SINAL, PELA BATERIA E PELA ACLAMAÇÃO


Em 26/04/2018 o Irmão Cesar Benjamim Duarte Ferreira, Loja Cavaleiros de Hiran, 4.057, REAA, GOB-PR, Oriente de Campo Largo, Estado do Paraná, apresenta a questão seguinte:

PELO SINAL, PELA BATERIA E PELA ACLAMAÇÃO


Temos uma duvida, em relação a saudação:
Na hora da execução pelo Sinal - corta o Sinal Gutural, retorna a ordem - pela Bateria - corta o Sinal, volta ao Sinal e pela Saudação corta o Sinal e volta à posição de ordem, esse tem sido o entendimento de alguns Irmãos, outros acham que deve ser direto, mais não são três atos separados? O qual deve votar sempre a ordem para sua execução?

CONSIDERAÇÕES.

Sem dúvidas são procedimentos separados. Pelo Sin\, pela Bat\, pela Aclam\.
Esse conjunto de práticas tem sido para alguns Irmãos um trampolim para exercer excessos do preciosismo com inclusões de práticas que destoam da sequência litúrgica.
A questão é sempre de bom senso, pelo que vou tentar fazer as colocações necessárias inerentes a essas práticas.
Para tanto, observe que existem dois momentos onde o ritual prevê essa sequência ritualística. A primeira logo após a Loja no REAA\ ter sido declarada aberta e, a segunda, logo após a mesma Loja ter sido declarada fechada (encerrada).
Assim, na abertura dos trabalhos essa sequência se compõe por três práticas distintas, enquanto que no encerramento, apenas duas. No período final não existe composição de Sinal porque a Loja já foi declarada fechada.
Na abertura, a sequência se dá na seguinte forma: quando da ordem do Venerável do “pelo Sin\”, todos, por já estarem à Ordem, imediatamente o desfazem pelo Sin\ Pen\ que é a prática obrigatória para se desfazer o Sin\ de Ord\. Ato seguido, atendendo novamente a resolução do Venerável do “pela Bat\”, de imediato, sem voltar ao Sinal de Ord\, todos estendem à frente a sua mão esquerda espalmada com a palma voltada para cima, que fica parada, e nela dão a Bat\ do grau com a sua respectiva mão direita espalmada. Encerrada a Bat\, agora todos imediatamente voltam ao Sin\ de Ord\. Por fim, recebido comando do Venerável do “pela Aclam\”, todos aclamam na forma de costume e aguardam o comando para sentar. Antes de tomar assento todos desfazem o Sin\ de Ord\ pelo Sin\ Pen\.
O ato de se voltar ao Sin\ de Ord\ logo depois da Bat\ nada tem a ver em especial com a Aclam\. Isso acontece apenas para cumprir a regra de que em se estando em pé, com as mãos livres e desocupadas de outros gestos, em Loja aberta, fica-se à Ordem.
Antes de comentar os procedimentos para o encerramento, penso serem úteis as seguintes explicações: os Sinais de Ord\ e Pen\ são gestos manuais que determinam o Sin\ do Grau, cujo qual se denomina, conforme o grau, como Gut\, Cord\ ou Ventr\. Assim, quem estiver compondo o Sin\ de Ord\, para desfazê-lo exige-se antes o seu complemento, o que se dá pela execução do Sin\ Pen\, este haurido das ppen\ ssimb\ pronunciadas pelos recipiendários ou postulantes nas suas respectivas obrigações. Em síntese, um Sin\ do Grau é composto por dois gestos distintos, um estático, que é propriamente a sua composição, e outro em movimento, que é o ato de desfazê-lo. Esse último gesto, por representar a pena aplicada, denomina-se Sin\ Pen\. Dado a isso é que não se desfaz e nem se passa diretamente de um para outro Sin\ sem que antes ele seja desfeito na forma de costume. São também chulos os termos “carregar e descarregar” quando utilizados no trato com os Sinais maçônicos. Recomendo o mesmo para o termo “cortar o sinal” (sic).
No que diz respeito ao encerramento, não há regra relativa aos SSin\ porque no final dos trabalhos a Loja já estará fechada, cabendo ao Venerável ordenar apenas a Bat\, cuja qual se dá de acordo com o que já fora explicado, e a Aclam\, que nesse momento é pronunciada sem se estar à Ordem pelo motivo também já aqui ilustrado (Loja fechada).
Em Loja de Terceiro Grau não existe a Aclam\, assim no princípio procede-se pelo Sin\ e pela Bat\ enquanto que no encerramento apenas pela Bat\. Todos os demais procedimentos são iguais aos que aqui foram comentados.
Eram esses os comentários pertinentes. Existem sempre minúcias que explicam os procedimentos. É sempre de boa geometria se conhecer com detalhes cada ato que compõe a liturgia maçônica. Sem querer ser repetitivo, nada existe por acaso na ritualística dos ritos maçônicos. A questão é compreendê-los, no lugar de antes produzir atitudes inventivas.


T.F.A.

PEDRO JUK


JUNHO/2018

7 comentários:

  1. Ilustre irmão Pedro Juk, muito obrigado pela esclarecimento da dúvida que tem chamado nossa atenção nas sessões em nossa querida ARLS Cavaleiros de Hiran, no entanto, ainda senti um pouco de dúvida no esclarecimento do retorno ao sinal após a aclamação, tendo em vista que a mesma explicação também se amolda, no meu singelo entendimento, ao caso de retornar ao sinal, após o comando do VM "pelo sinal", será realizado o sinal pen.'., aí então não estaríamos em pé e em L.'. aberta? Não seria o caso de retornar à ordem? Ou ele então dá um comando e o comando de "pela bateria" vem imediatamente após o primeiro para que não se fique em pé sem estar à ordem? Espero que tenha me feito entender. Desde já agradeço imensamente o seu carinho e dedicação.

    ResponderExcluir
  2. Sem excessos de preciosismo meu Irmão. Nada irá ferir a regra de se estar em pé e à Ordem num tão curto espaço de tempo. O comando de Pelo Sinal é para se fazer o Sinal uma vez só e não duas. Toda a regra tem a sua exceção, pois se não fosse assim, emtão entre cada percussão da bateria teríamos que voltar a compor o Sinal. Pense nisso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perdão. A palavra "emtão" tem um erro de digitação. Leia-se por favor "então"

      Excluir
  3. SS.'. Ir.'.
    Apenas a título de comentário, gostaria de lhe informar que esse trabalho é de minha autoria, e foi apresentado quando ainda eu era Aprendiz. Faz muitos anos já. Então, vou relevar sua compilação, pois não é o único que copiou.

    TFA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Irmão, eu não costumo copiar nada de ninguém. Se o fizer, forneço a fonte com a devida citação. Não me acuse de plagiador. Primeiro, seria bom que sua pessoa se identificasse. Em segundo apresentasse prova de que eu dei uma resposta copiando o seu trabalho.

      Excluir
  4. Parabéns meu nobre irmão, por seu trabalho de orientar e nos ajudar em relação as duvidas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gratíssimo pela sua manifestação meu Irmão. Fraterno Abraço.

      Excluir