terça-feira, 17 de julho de 2018

A FAIXA DO MESTRE - UM COMPONENTE DA SUA INDUMENTÁRIA.


Em 16/05/2018 o Respeitável Irmão Paulo Assis Valduga, REAA, GORGS (COMAB), Oriente de São Borja, Estado do Rio Grande do Sul, solicita as seguintes informações:

UTILIZAÇÃO DA FAIXA DO MESTRE.

 
Gostaria de maiores esclarecimentos sobre a faixa de Mestre Maçom, seu uso e costumes, uma vez que parece que foi, aqui no Rio Grande do Sul, abolida pelas três Potências, uma vez que ninguém mais a usa (embora os Mestres Instalados adorem estar magnificamente adornados...).

CONSIDERAÇÕES.

A faixa do Mestre é uma indumentária herdada da Moderna Maçonaria francesa que adotava na época o uso da espada como penhor de igualdade entre os seus membros. De modo genérico, na sociedade francesa do século XIX, o uso da espada era um modo distintivo utilizado por aqueles que pertenciam à nobreza.
Assim, a Maçonaria, por não reconhecer distinções mundanas no seu meio, passou a utilizar o uso da espada como uma espécie de identidade igualitária entre os seus membros, não importando fossem eles da nobreza ou não.
Desse modo, era costume de que o maçom ao portar uma espada a trouxesse junto ao seu corpo na altura do quadril esquerdo e presa em um talabarte de couro que ia vestido a tiracolo da direita para a esquerda, tendo na sua extremidade inferior uma bainha para acondicionar a arma branca.
Como os costumes em qualquer sociedade sofrem adaptações ao longo dos tempos, à maioria dos ritos franceses aboliu a obrigatoriedade do uso da espada, entretanto, em alusão ao talabarte e a bainha, manteve como tradição nos seus lugares, uma faixa de tecido debruado nas bordas e vestida a tiracolo da direita para esquerda, trazendo consigo, no lugar da bainha, uma joia distintiva apensa - nesse caso a joia do Mestre Maçom.
Desse modo, a faixa e a respectiva joia distintiva, no caso do REAA que é um rito de origem francesa, continuam sim a fazer parte dos paramentos do Mestre Maçom, além do seu avental.
Apenas a título de ilustração, no caso do GOB, a faixa do Mestre traz ainda junto a joia um pequeno dispositivo preso que é uma argola de metal, cuja finalidade é a de servir de suporte para a espada no lugar da bainha, sobretudo àqueles oficiais que a tem como instrumento de trabalho - Cobridores e Expertos, por exemplo.
Por fim, quanto ao uso da faixa parecer abolido, isso nada mais é do que um ato de desmazelo e desrespeito de alguns para com o ritual. Por certo se o ritual, obviamente, estiver prevendo a utilização dessa tradicional indumentária. Ao que parece é que a questão não é de “uso abolido”, mas sim de desrespeito para com os usos e costumes da Maçonaria – provavelmente pelo desconhecimento do seu significado.

P.S. Veja também outra resposta sobre esse tema publicado no Blog do Pedro Juk em 07 de junho próximo passado.

T.F.A.


PEDRO JUK

JULHO/2018

6 comentários:

  1. Prezado Ir Juk !

    Parabéns pelo excelente trabalho, apenas uma pequena correção a sigla correta da potência é GORGS, em o "e"

    ResponderExcluir
  2. Muito bom!!! Se não mantermos nossas tradições e nem respeitar nosso manual, concordo que é desmazelo e desrespeito para com a ordem, tenho a faixa e quando não estou ocupando cargos faço questão do uso da mesma..

    ResponderExcluir
  3. Que ranço em relação aos mestres instalados por parte do irmão que formulou a questão...

    ResponderExcluir