sábado, 14 de julho de 2018

NÚMERO DE DEGRAUS NUMA LOJA DO REAA


Em 12/05/2018 o Irmão Pablo Alejandro, GOB-PR, praticante do REAA, adequando um espaço para servir de Loja me fez a seguinte consulta:

DEGRAUS EM LOJA DO REAA.


Qual a posição do GOB quanto ao número de degraus que sobem do Ocidente para o Oriente: um degrau para o Oriente, três para o sólio, dois para o Primeiro Vigilante e um para o Segundo, conforme mencionam muitos Irmãos ou é como está no Ritual onde se sobe ao Oriente por três degraus. O que é correto?

COMENTÁRIO.

Já comentei inúmeras vezes nos meus escritos que no recinto destinado aos trabalhos de uma Loja simbólica do escocesismo, topograficamente existem nele “sete” degraus.
O número sete está presente por duas razões: a primeira como número cabalístico alusivo ao símbolo da criação e a segunda como referência às Sete Ciências e Artes Liberais da Antiguidade – Gramática, Retórica, Lógica, Aritmética, Geometria, Música e Astronomia.
Sob o aspecto da criação o número sete remete genericamente àquilo que a Moderna Maçonaria se propõe a criar nas suas Lojas, isto é, um novo homem, aprimorado espiritual e socialmente para a construção de uma sociedade melhor. Desde as mais remotas civilizações o misticismo do número sete está intimamente ligado à criação e o Criador.
Já sob o aspecto que envolve as Sete Ciências e Artes Liberais, elas denotam emblematicamente o aperfeiçoamento do obreiro e a sua aplicação na Obra. Sintetizando, é a jornada iniciática que o maçom percorre passando pelas três portas por onde ele bateu na sua Iniciação pedindo passagem. A primeira porta no Segundo Vigilante por onde se sobe por um degrau, a segunda no Primeiro Vigilante por dois degraus e finalmente no Venerável por onde se sobe por quatro degraus sendo, um degrau para o Oriente e mais três para o sólio. Perceba-se que no trajeto completo de ascensão a partir do Segundo Vigilante até o Venerável Mestre, existem sete degraus, o que, em primeira análise, significa elevação para o aperfeiçoamento.
Eis aí a razão de existirem sete desníveis dispostos dessa forma na topografia de uma Loja do REAA\. Ratificando: um para o piso do Segundo Vigilante, dois para o piso do Primeiro Vigilante, um do piso do Ocidente para o piso do Oriente e daí, mais três para o piso onde descansa o sólio. A soma de todos esses degraus por onde passa o iniciado é igual a sete.
Entretanto, infelizmente não é bem isso que orientam alguns dos nossos rituais. Desafortunadamente determinados ritualistas ainda “acham” que os sete degraus aparecem apenas no trajeto ocidente - oriente - sólio, fazendo então uma analogia equivocada da situação mencionando quatro degraus para o Oriente e mais três para o sólio, esquecendo, todavia, daqueles que levam aos lugares dos Vigilantes.
Outros ainda, sem levar nada disso em consideração, provavelmente por nada compreenderem e adotando a lei do menor esforço, simplesmente copiam costumes de outros Ritos que genuinamente, por questões históricas, a exemplo do Rito Moderno ou Francês, adotam quatro degraus para se subir do Ocidente para o Oriente. É o caso do que acontece atualmente no escocesismo com os rituais do GOB.
A propósito, que fique bem claro que no Rito Moderno é correto se subir do Ocidente para o Oriente por quatro degraus, mas não do Rito Escocês Antigo e Aceito.
Na realidade o que é tradicional no escocesismo são mesmo os sete degraus, porém como já comentado, somados a partir do Segundo Vigilante.
A título de ilustração é oportuno mencionar que historicamente no primeiro ritual simbólico do REAA, datado de 1804 e elaborado na França, nem mesmo existiam esses degraus, senão apenas os três que levavam ao Altar ocupado pelo Venerável Mestre. Os sete degraus, contados a partir do Segundo Vigilante, somente apareceriam mais tarte e na medida em que paulatinamente ia se construindo o arcabouço doutrinário do Rito – evolução dos rituais.
Assim, dados a esses comentários é que o Ritual em vigência do GOB\ está equivocado. Corretamente ele deveria seguir a regra dos sete degraus somados a partir do Segundo Vigilante e não prever quatro degraus para se subir do Ocidente para o Oriente. Nesse sentido, espera-se que em breve o GOB reveja essa orientação e coloque as coisas nos seus devidos lugares.
No tocante à edificação de novos templos eu tenho sugerido que esses degraus, conforme especifica o ritual em vigência, não sejam construídos em definitivo, mas que se constituam por estrados de madeira revestidos sobre o piso. Assim, quando as coisas voltarem aos seus devidos lugares, os ajustes construtivos ficam menos traumáticos na construção. Trocando em miúdos, sugere-se a construção de todo o piso do recinto no mesmo nível e, de modo provisório, sobre ele erguem-se os degraus com estrados de madeira revestida, o que certamente facilitará adequações futuras.
Eram essas as orientações.


T.F.A.

PEDRO JUK

JULHO/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário