sexta-feira, 27 de julho de 2018

SESSÃO MAGNA PÚBLICA - PROCEDIMENTOS


Em 17/05/2018 o Respeitável Irmão José Roberto Ramos Menezes, Loja Fraternidade Campista, 0011, REAA, GOB-RJ, Oriente e Estado do Rio de Janeiro, apresenta a seguinte dúvida:

PROCEDIMENTOS PARA SESSÃO MAGNA PÚBLICA


Mais uma vez solicito sua ajuda para sanar uma dúvida:
Sempre em Sessões Magnas Públicas, palestras profanas, ou como em nossa última sessão do dia 15 de maio, quando fizemos uma homenagem ao dia das mães: o Venerável Mestre suspendeu a sessão com um golpe de malhete e os convidados entraram
no Templo. Após esta homenagem, os convidados se retiraram, e o Venerável Mestre como o mesmo procedimento reabre os trabalhos normalmente.
Surgiu então a seguinte dúvida: quando a sessão é suspensa pelos procedimentos mencionados, é necessário no REAA; GOB\ fechar o Livro da Lei e apagar as luzes das dignidades, ou ficam como estavam?
Agradeço pela sua cordialidade e parabenizo seu grande trabalho que acompanho na Revista "A Trolha".

CONSIDERAÇÕES.

Sessões Magnas em que é admitida a presença de não maçons são previstas conforme o Regulamento Geral da Federação no seu Art.º 108, § 3º.
Nesse sentido, o que está faltando no GOB é uma orientação ritualística formal para essas sessões. Aqui no Paraná eu fiz um roteiro informal para auxiliar os Irmãos nessas oportunidades. No mês de maio próximo passado eu ouvi no Congresso Maçônico do GOB-PR que o Poder Central iria lançar um manual para essas sessões, porém até então eu o desconheço.
Então, até que o GOB apresente uma orientação oficial para essas ocasiões, em linhas gerais tem-se orientado que a Loja seja aberta normalmente no grau de Aprendiz até a Ordem do Dia, dispensando-se o Expediente e a circulação da Bolsa de Propostas e Informações.
Em seguida, abre-se então ritualisticamente a Ordem do Dia e nesse período ingressam na forma de costume os convidados não maçons. Estando todos já acomodados, dá-se ingresso do Pavilhão Nacional para que a seguir ocorra o desenvolvimento da Sessão Magna conforme os seus propósitos e afins.
Concluídos os trabalhos pertinentes a esse período, a palavra, ainda na Ordem do Dia, é franqueada aos convidados. Finalizadas as manifestações, procede-se a saudação e retirada do Pavilhão. Em seguida os convidados não maçons se retiram.
Após a retirada o Venerável então encerra a Ordem do Dia e faz circular em seguida ritualisticamente o Tronco de Beneficência. Por fim encerra os trabalhos conforme o previsto no ritual.
Seguem ainda outras recomendações pertinentes:
a)    Durante a presença de convidados não maçons ficam abolidos todos os Sinais;
b)    Antes dos convidados não maçons ingressarem, o Venerável Mestre deve fazer as recomendações pertinentes à finalidade da sessão.
c)     Não existe suspensão dos trabalhos, porém o que existe é a suspensão de algumas práticas ritualísticas que são veladas aos olhos dos não iniciados. Isso o Venerável recomenda antes do ingresso dos convidados;
d)    A Ordem do Dia é aberta e encerrada conforme o ritual e sem a presença dos convidados;
e)    Mesmo na presença de não iniciados a Loja permanece como foi aberta. Não há necessidade de fechar o Livro da Lei, cobrir o Painel, apagar luzes litúrgicas, etc. O que fica abolido nessa ocasião são apenas os sinais e os procedimentos litúrgicos utilizados na ritualística de abertura da Loja. De resto, tudo ocorre normalmente.
f)      Se por opção a Loja não fizer o ingresso e retirada formal do Pavilhão Nacional, sugere-se que pelo menos seja feita nos moldes costumeiros a saudação à Bandeira.
g)    Como a Loja é aberta ritualisticamente e assim permanece, no Oriente não ingressam Aprendizes e Companheiros e, principalmente, convidados não maçons.
h)    Durante a ocupação das Colunas pelos não iniciados, as do sexo feminino ocupam a Coluna da Beleza e os do sexo masculino a Coluna da Força.
Eram essas as considerações pertinentes.
Por oportuno convido-o a visitar o Blog do Pedro Juk.


T.F.A.


PEDRO JUK



JULHO/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário