terça-feira, 3 de julho de 2018

DIFERENÇA ENTRE O AVENTAL DO VENERÁVEL E DO EX-VENERÁVEL


Em 05.05.2018 o Respeitável Irmão Alessandro Sousa, Loja Aurora Pernambucana, 38, GLMPE, CMSB, REAA, Oriente de Canhotinho, Estado de Pernambuco, pede esclarecimento para o seguinte:

AVENTAL DO MESTRE INSTALADO. DO VENERÁVEL E DO EX-VENERÁVEL.


Em tempo vos parabenizo pelo belo trabalho que você presta à Maçonaria universal.
Minha dúvida versa sobre o porquê de o avental de Ex-Venerável, assim como o de Ex-Grão Mestre possuírem os Taus(?) recobertos na cor azul.
Busquei essa informação junto a alguns Past's Masters, que não souberam responder.

CONSIDERAÇÕES.

Essa é o modo pelo qual a Maçonaria Inglesa, onde a Instalação é original, utiliza para diferenciar o avental de um Mestre Instalado em exercício do veneralato daquele um que já deixou o cargo (ex-Venerável), conhecido na Inglaterra por Past Master.
Assim, um Venerável Mestre no Craft traz disposto no seu avental o conjunto prateado de três níveis/prumos sem nenhuma cobertura, enquanto que um Past Master traz os mesmos símbolos, porém envolvidos por bordado na cor azul, tal qual o matiz da orla do avental.
É essa a justificativa para a envoltura bordada em azul dos três símbolos no avental do Past Master.
Cabe aqui mencionar que esses símbolos que vão ao avental não são “taus invertidos” como costumeiramente ainda alguns os mencionam, sobretudo se baseados em instruções de há muito já superadas (anacrônicas). O símbolo verdadeiramente representa o nível-prumo maçônico que é facilmente encontrado no relicário simbólico da Ordem – um segmento horizontal (nível), tendo sobre a sua porção mediana um segmento perpendicular (prumo).
A propósito, numa Instituição que é ancestral das corporações de ofício da Idade Média, onde os construtores se dedicavam a edificar catedrais, abadias, mosteiros, obras públicas, etc., faz muito mais sentido especulativamente o símbolo corresponder a ferramentas do ofício do que a uma letra grega que, ainda por cima aparece invertida.
Concluindo, é de se lamentar que Mestres Maçons portadores do título honorífico de Mestre Instalado (ex-Veneráveis) ainda não conhecerem a história do seu próprio avental.



T.F.A.

PEDRO JUK


JULHO/20218

Nenhum comentário:

Postar um comentário