quinta-feira, 5 de julho de 2018

VISITANTE SE APRESENTANDO PARAMENTADO CONFORME O SEU RITO


Em 06/05/2018 o Respeitável Irmão Cícero Ramos Loja Rui Barbosa, Rito Brasileiro, GOB-MT, Oriente de Sinop, Estado do Mato Grosso, apresenta a dúvida seguinte:

USO DO CHAPÉU POR IRMÃOS VISITANTES


Uma pergunta. Quando um visitante de um Rito, por exemplo, Schröder, Adonhiramita ou Escocês Retificado que adotam o uso do chapéu e luva, eles podem usar esses traj
es numa visita a uma loja que adota um Rito que não usa chapéu, exemplo Brasileiro, Moderno, REAA?

CONSIDERAÇÕES.

Eu tenho dito que um visitante deve chegar com antecedência mínima para expor os costumes do seu Rito em relação ao Rito da Loja que está sendo visitada.
Isso se aplica principalmente no que diz respeito à adequação dos sinais, toques e palavras.
Já no que diz respeito à indumentária, um visitante deve se apresentar paramentado conforme o seu rito. Nesse caso ele não precisa se adaptar aos paramentos do rito da Loja visitada, salvo no que diz respeito à obrigatoriedade do uso de terno, pois alguns ritos não admitem o uso de balandrau.
Agora, quanto à utilização de chapéu, luvas, etc., o visitante se apresenta conforme o seu Rito, sem maiores problemas. Nesse caso o que se sugere adequar ao rito da Loja visitada, se for o caso, são os sinais, toques e palavras, a despeito de que a Loja anfitriã também pode, na oportunidade, analisar a real necessidade dessas adequações, sobretudo se essas diferenças não parecerem tão acentuadas.
Assim, com respeito diretamente à sua questão, um visitante, mesmo que de outro rito, deve se apresentar vestindo o seu próprio avental, além de luvas e chapéu se eles forem componentes da sua indumentária.


T.F.A.

PEDRO JUK


JULHO/2018


Nenhum comentário:

Postar um comentário