sábado, 25 de maio de 2019

ESTAR ENTRE COLUNAS


Em 18/05/2019 no 1º Seminário de Padronização Ritualística do REAA – GOB, realizado em Santos, São Paulo, o Respeitável Irmão Thiago Alexandre, Loja Malkhut, 3859, GOB-SP, Oriente de Santos, Estado de São Paulo, formulou a seguinte questão:

ENTRE COLUNAS


Estar “entre Colunas” é entre as Colunas Norte e Sul ou entre a J e B?

CONSIDERAÇÕES.

Até pouco tempo atrás, a expressão “entre Colunas” no REAA era tida como ficar entre as Colunas B e J. Isso se dava porque as Colunas Vestibulares (de vestíbulo) encontravam-se, no REAA, equivocadamente interiorizadas, isto é, dentro do Templo. Com essa contradição e levando-se em conta que alguém que fica entre Colunas geralmente se coloca no extremo do Ocidente, havia a falsa impressão de se estar entre as Colunas Vestibulares B e J interiorizadas.
Como felizmente as coisas acabaram voltando ao seu lugar de origem, os rituais do REAA no GOB, passaram a trazer as Colunas B e J no átrio junto à porta de entrada, exatamente como na citação bíblica (I Reis, II Crônicas).
O nome Colunas Vestibulares, relacionado às Colunas B e J, se dá porque segundo a Bíblia elas ficavam no vestíbulo do Templo de Jerusalém.
Dessa forma o REAA, sem estereotipar a Loja, coloca então as Colunas no átrio conforme se dá nas citações bíblicas.
Foi graças a isso - com as Colunas B e J (vestibulares) situadas no lado externo da porta - que se desmanchou o equívoco de se achar que em Loja aberta, estar entre Colunas, era o mesmo que ficar entre as Vestibulares B e J.
Destaque-se que na liturgia maçônica o termo “entre Colunas” significa ficar entre as Colunas do Norte e do Sul, mais precisamente sobre o eixo longitudinal do Templo (equador).
É bom que se diga, entretanto, que as Colunas do Norte e do Sul correspondem, do ponto de vista de quem entra, a todo o espaço ocidental situado respectivamente a esquerda e a direita do equador imaginário do Templo (da parede ocidental até o limite com o Oriente).
Embora o termo entre Colunas seja genérico ao espaço ocidental do Templo, consuetudinariamente estabeleceu-se que alguém posicionado entre Colunas deve se colocar no extremo do Ocidente (próximo a porta) e de frente para o Oriente – corresponde ao marco inicial da jornada pela Marcha do Grau no REAA.


T.F.A.

PEDRO JUK


MAIO/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário