segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

ENTRE COLUNAS E PERAMBULANDO PELA LOJA


Em 10/09/2019 o Respeitável Irmão Marlos Luiz Bertoni, Loja Arte e Ciência, 3.898, GOB-PR, Rito Brasileiro, Oriente de Londrina, Estado do Paraná, solicita esclarecimentos.

SE MOVIMENTANDO EM LOJA


Minha dúvida é: O Irmão que apresenta trabalho entre colunas pode andar em Loja?

CONSIDERAÇÕES.

Geralmente isso não acontece, ou pelo menos não deveria acontecer, pois se o protagonista se coloca entre Colunas (no Sul e do Norte) é para que ele dali apresente a sua peça de Arquitetura. Todavia, recomendo consulta no Ritual para conferir se o ritual não prevê algo nesse sentido.
Há que se observar também, em que momento esse trabalho está sendo apresentado, destacando que em Loja, nos ritos que possuem Mestre de Cerimônias, deslocamentos pelo recinto terão sempre a sua condução.
Existe ainda outro aspecto, que é o de não se circular de modo contrário ao previsto pelo rito – um cuidado que o apresentador do trabalho deve ter na hipótese de lhe ser permitido perambular pelo espaço durante a apresentação.
Assim, com base nessas superficiais colocações, entendo que o elemento que vai apresentar uma peça de arquitetura, ou coisas do gênero, se coloca entre Colunas, então deve fazê-lo do lugar destinado, isto é, do lugar em que fora conduzido pelo Mestre de Cerimônias.
Na verdade, o ideal seria que a peça de arquitetura fosse apresentada do lugar do apresentante em Loja, isto é, do seu lugar. Essa "estória" de se colocar entre Colunas para apresentar um trabalho é mera firula ritualística que, infelizmente muitos rituais podem trazer esse anacrônico procedimento. Não sei se é o caso do ritual adotado pela sua Loja, mas fica o comentário.


T.F.A.

PEDRO JUK


DEZ/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário