Em 21.11.2024 o Respeitável Irmão Ivanir Maia, Ven∴ Mestre da Loja União e Trabalho Mimosense, 3170, REAA, GOB BAIANO, Oriente de Luís Eduardo Magalhães, Estado da Bahia, solicita esclarecimentos para:
USANDO A PALAVRA E USO DE PARAMENTOS
Recebemos os novos rituais do Grau 1 do REAA e como já assisti duas apresentações suas sobre as novidades, estou tranquilo quanto as novidades. Apenas um item que já fui questionado e não encontrei nada registrado sobre...
Quando um Irmão estiver falando, ele deve permanecer a ordem? ou o Venerável Mestre pede para desfazer, especialmente na palavra a bem da ordem. Qual é o procedimento correto?
Outra dúvida é sobre a joia que ficará no bastão do mestre de cerimônias: é uma régua ou um triângulo? Encontramos referências das duas joias...
Outro item é quanto a faixa de Mestre ou M∴ I∴, é obrigatório o uso? Mesmo com o avental este é obrigatório... Este paramento não estamos usando...
AS RESPOSTAS:
- É regra fundamental no REAA que quem estiver em pé em Loja aberta, deve ficar à Ordem. No caso do uso da palavra nas Colunas é a mesma coisa, ou seja, fica-se em pé e, com o Sinal de Ordem composto, faz-se o uso da palavra.
Nas ocasiões em que o Venerável Mestre achar necessário, ele pode, excepcionalmente autorizar alguém a falar sem o sinal.
Não é de boa geometria que o Venerável Mestre fique autorizando Irmãos a falar sem estar à Ordem. Isto é uma exceção, não uma regra.
O usuário da palavra não deve em nenhuma circunstância pedir para desfazer o sinal para falar. Cabe apenas ao Venerável avaliar a situação.
Assim, nas Colunas, exceto os VVig∴, quem estiver usando a palavra, fala à Ordem. No Oriente, os ocupantes podem falar sentados, todavia se por deferência alguns preferirem falar em pé - é o tem sido o mais comum - ficam à Ordem para falar.
Como tudo isto é elementar do REAA, entendeu-se não ser necessário estar escrito no ritual.
- No REAA, a joia fixada no topo do bastão do Mestre de Cerimônias é uma régua graduada dourada, similar à joia distintiva que vai apensa no seu colar. Isso pode ser constatado na página 32 do ritual de Aprendiz (2024), subtítulo 1.5.1 - Joias dos Cargos.
No que diz respeito ao Triângulo fixado no topo do bastão do Mestre de Cerimônias, o mesmo é procedimento de outros ritos. No REAA é a régua graduada, dourada.
- Se existe o colar (não faixa) com a joia de Mestre Instalado, é porque estes elementos fazem parte das suas alfaias, conforme previstas no ritual.
Uma observação: quem usa faixa, à tiracolo, da direita para a esquerda com a respectiva joia, é o Mestre Maçom. O Mestre Instalado usa colar.
Tal como as alfaias do Mestre Maçom, as do Mestre Instalado podem ser encontradas no Ritual de Mestre (2024) vigente. Nada mudou neste sentido.
T.F.A.
PEDRO JUK - SGOR/GOB
http://pedro-juk.blogspot.com.br
JUN/2025
Nenhum comentário:
Postar um comentário