domingo, 25 de março de 2018

DOMINGO DE RAMOS


DOMINGO DE RAMOS

Antes da “passagem” (páscoa), a entrada triunfal em Jerusalém. Ato dotado de profundo simbolismo. Jesus, louvado pela multidão, ingressa em Jerusalém montado em um jumento.
No que diz respeito ao simbolismo do jumento nesse ato, o mesmo pode estar relacionado à tradição oriental onde esse animal representa a paz, ao contrário do cavalo que se relaciona à guerra.
Segundo as tradições, se o rei chegasse montado num cavalo ele queria guerra, já se estivesse montado num jumento, procurava a paz.
Nesse sentido, a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém montado num jumento, significa a presença de um “Príncipe da Paz” e não de um rei propenso à estupidez da guerra.
Segundo os relatos bíblicos a “entrada triunfal” se deu uma semana antes da “ressurreição”.
Sob a óptica dos cultos solares da antiguidade e sua influência nas religiões, a alegoria é construída no equinócio de primavera no Hemisfério Norte. Os dias iguais às noites em sua duração denotam o fim das trevas do inverno. A natureza triunfalmente ressurge na primavera. A alegoria solar representa a “passagem” do sol de um para outro hemisfério.
Simboliza a passagem das trevas para a Luz.

PEDRO JUK
          MARÇO/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário