sábado, 24 de março de 2018

SESSÃO ADMINISTRATIVA OU ECONÔNICA - PARTICIPAÇÃO DOS APRENDIZES E COMPANHEIROS


Em 13/12/2017 o Respeitável Irmão Marcelo Souza, Loja Montsalvat, 123, sem mencionar o nome do Rito e do Oriente, Grande Loja Maçônica de Minas Gerais, Estado de Minas Gerais, apresenta a seguinte questão:

SESSÃO ADMINISTRATIVA OU ECONÔMICA COM APRENDIZES E COMPANHEIROS.


Queira esclarecer, meu Irmão, se há alguma restrição à presença de Aprendizes e Companheiros em Sessão Administrativa ou Econômica.

CONSIDERAÇÕES.

No que diz respeito ao assunto, às Sessões Econômicas (Ordinárias) elas se dão por grau ou por transformação de grau em alguns casos. Assim, existem as Sessões Econômicas no grau de Aprendiz, no de Companheiro e no de Mestre – tudo conforme o calendário da Loja. Atenção, Sessão Econômica nada tem a ver com Sessão Administrativa.
Das sessões somente participam aqueles que detêm a condição iniciática para delas participar (possuem grau suficiente). Nesse sentido, nas Sessões de Aprendiz ingressam, além deles, os Companheiros e os Mestres. Nas de Companheiro participam Companheiros e Mestres e nas do Terceiro Grau, por óbvio só ingressam Mestres.
A dinâmica de uma Sessão Econômica (Ordinária) também pode como acima mencionada, se dar por transformação da Loja. Nesse caso os trabalhos são cobertos temporariamente àqueles que não possuírem grau suficiente para participar e em seguida abre-se a Loja noutro Grau. Debatido o assunto, revertem-se os trabalhos. Para cada sessão transformada há que se redigir um Balaústre (Ata).
No tocante às Sessões Administrativas, cujas quais não carecem da liturgia, elas se dão quando assim previamente convocadas no grau pertinente. Sob essa óptica, Aprendizes e Companheiros podem delas perfeitamente participar desde que o assunto administrativo que será debatido comporte às suas presenças e tudo esteja de acordo com o grau mencionado na convocação. No caso de uma Sessão Administrativa não faz sentido transformá-la já que ela fora previamente convocada para o Grau específico.


T.F.A.

PEDRO JUK

MARÇO/2018

Um comentário: