sexta-feira, 30 de março de 2018

REAA - DECORAÇÃO DO TEMPLO - TOALHAS, FRANJAS E GALÓES.


Em 28/09/2017 o Respeitável Irmão Carlos Lunkes, Loja Tiradentes, 2.432, REAA, GOB-PR, Oriente de Marechal Cândido Rondon, Estado do Paraná, formula a seguinte questão:

DECORAÇÃO DO TEMPLO - REAA - TOALHAS, FRANJAS E GALÕES.


Gostaria de tirar mais uma dúvida. Pretendo dar inicio a reforma das toalhas das mesas do templo, pensei em bordar a frente delas conforme o cargo, mas minha dúvida é qual a cor correta a ser utilizada. Gostaria de poder contar com sua ajuda.

CONSIDERAÇÕES:

LOJA ESTRELA DE MORRETES - GOB/PR
A despeito de que a cor predominante do Rito Escocês Antigo e Aceito seja predominantemente vermelho-encarnada por influências históricas advindas dos os Stuarts (reis católicos da Inglaterra) e também das hoje já extintas Lojas Capitulares, o próprio ritual de Aprendiz do REAA em vigência no GOB, respeitando essas tradições, menciona o seguinte na sua página 19 in Disposição e Decoração do Templo: “As almofadas, cortinas, e se for o caso, os assentos e encostos das cadeiras deverão ser na cor vermelha encarnada (o grifo é meu)”.
Ainda nesse mesmo ritual, página 15 menciona em parte do parágrafo pertinente, “(...) sob um dossel vermelho com franjas de ouro (os grifos são meus)”.
Então, pelo mencionado, a mesma interpretação estende-se para o caso das toalhas que algumas Lojas adotam para cobrir e decorar o tampo das suas mesas e altar. São vermelho-encarnadas.
A cor vermelha encarnada, característica do Rito, se dá conforme acima mencionado pela associação com os jacobitas (católicos) e a cor vermelha do Cardeal (prelado do Sacro Colégio pontifício) adotada na Igreja católica.
É essa mesma cor vermelha que influencia o matiz capitular do Grau 18º que possui forte apelo cristão. Assim, as Lojas Capitulares, embora extintas de há muito tempo, também influenciaram o simbolismo nos meados do século XIX, tanto na decoração dos templos, bem como a cor do avental de Mestre. Para melhores esclarecimentos, vide a história das Lojas Capitulares quando na França do século XIX o Grande         Oriente da França, por um tempo, teve sob a sua tutela, além do simbolismo, também os graus do 4º até o 18º, restando ao Segundo Supremo Conselho, o Kadosh e o Consistório (do 19º até o 33º).
Destaque-se que no REAA\ o matiz encarnado e galões dourados são predominantes na decoração das Lojas de Aprendiz e de Companheiro, entretanto essa particularidade se diferencia em alguns aspectos na Câmara do Meio onde predomina a decoração negra com galões prateados - tudo devido à proposta doutrinária e a alegoria inerente ao Grau de Mestre.
LOJA ESTRELA DE MORRETES - GOB/PR
Ainda em relação à decoração do Templo no REAA\, conforme citam autores autênticos e renomados como José Castellani e Theobaldo Varolli Filho, “no recinto do Templo jamais podem faltar representações inerentes à pedra, à madeira e ao ouro.
Nesse sentido, em um Templo simbólico do escocesismo a pedra representa a Estabilidade, a madeira (Cedro do Líbano) a Vitalidade e o ouro a Espiritualidade. Revela-se essa alegoria no lendário Templo de Jerusalém quando é dito que nele existiam esses três elementos principais, mas que a Maçonaria Simbólica sob o aspecto pontual os substituiu por pedras lavradas (Pavimento Mosaico), por madeira de lei no Altar e por ornatos dourados.
Em sendo assim, respondendo objetivamente a sua questão, as toalhas devem ser vermelhas encarnadas e decoradas com franjas e galões dourados tal como acontece com o dossel, enquanto que o bordado decorativo nas toalhas identificado com as joias dos titulares sugere-se no mesmo também um padrão dourado. No que diz respeito à Loja de Mestre preveem-se toalhas negras com galões e franjas prateadas, próprias para a ocasião e de conformidade com a decoração da Loja do Terceiro Grau.


T.F.A.


PEDRO JUK


MARÇO/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário