sábado, 24 de março de 2018

RITUALÍSTICA DO REAA - INGRESSO NO ORIENTE, INGRESSO NO TEMPLO E O LADO PELO QUAL AS LUZES SÃO ABORDADAS


Em 20/12/2017 o Respeitável Irmão José de Freitas Tolentino, Loja Fraternidade e Justiça, REAA, GOB-TO, Oriente de Gurupi, Estado do Tocantins, solicita informações para as seguintes questões:

RITUALÍSTICA DO REAA – INGRESSO NO ORIENTE, INGRESSO NO TEMPLO E O LADO PELO QUAL AS LUZES SÃO ABORDADAS.


Mais uma vez, abusando da sua infinita paciência, venho solicitar que me esclareça algumas dúvidas que me foram colocadas:
1) Ao entrar no templo devemos fazê-lo sempre pelo lado norte (Aprendizes e Irmãos que ocupam cargos no lado norte) e pelo sul (Companheiros e Irmãos que ocupam cargos no lado sul), não é mesmo? E quando entrarmos fazendo a Marcha, devemos fazê-lo pelo lado norte ou sobre a imaginária linha do equador?
2) Qual é a forma correta de adentrarmos e sairmos do Oriente? Quando fui iniciado aprendi que deveríamos entrar/sair encima da linha do equador, ou seja, bem no centro do vão da entrada da balaustrada. Ou o correto é entrar pelo lado norte e sair pelo lado sul?
3) Os Diáconos quando se dirigem aos Vigilantes devem fazê-lo de que lado?

CONSIDERAÇÕES.

  1. Duas considerações sobre essa questão. A primeira é que quando se ingressa no Templo para a abertura dos trabalhos (a Loja ainda não está aberta), como corretamente ordena o ritual, após a formação do préstito os Irmãos entram cada qual pela sua Coluna assim como os do Oriente, sem circulação. Todos se dirigem ao seu lugar em Loja e aguardam em pé a ordem do Venerável Mestre que é o último a ingressar no Templo. Ratifico: não existe ainda circulação nessa oportunidade.
A segunda é a de que se a Loja estiver aberta o ingresso será formal e nesse caso ingressa-se com os passos ritualísticos tendo como referência o eixo longitudinal (equador) no sentido oeste para leste, pois esse é o local, próximo à porta, onde se executa a Marcha do Grau.
A despeito dessas duas situações, se porventura houver trânsito em Loja aberta entre a Sala da Loja e o Átrio sem a formalidade ritualística, ingressa-se preferencialmente pelo eixo e derivando o trajeto para o Norte. De saída nesse caso, deriva-se do Sul para o eixo em direção e próximo à porta.
  1. Devido à posição do Altar dos Juramentos ao centro do Oriente e diante do Altar ocupado pelo Venerável Mestre, em se considerando os espaços muitas vezes exíguos que constituem as Lojas, bem como a circulação horária que ocorre no Ocidente, instituiu-se o ingresso no Oriente (vindo pela Coluna do Norte) pela banda nordeste da abertura na balaustrada (lado do Porta-Bandeira) e a sua retirada pela banda sudeste da abertura (lado do Porta-Estandarte) em direção à Coluna do Sul.
Como menciona a sua questão, é o mesmo que entrar pelo lado Norte e sair pelo lado Sul.
Atenção, isso ocorre com o intuito único de disciplinar o deslocamento. Não confundir com circulação no Oriente, pois nele a mesma não existe.
  1. As Luzes da Loja são sempre abordadas pela sua direita, isto é, pelo seu ombro direito (do Venerável Mestre, do Primeiro e do Segundo Vigilante). Não existem os contornos desnecessários em volta das mesas dos Vigilantes, até porque na mesma Coluna não existe circulação – ninguém dá uma volta ao mundo para parar no mesmo lugar.


T.F.A.

PEDRO JUK

MARÇO/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário