terça-feira, 27 de março de 2018

MAÇOM ADORMECENDO - QUITE PLACET


Em 06/01/2018 o Respeitável Irmão Diego Santos, sem mencionar o nome da Loja, Rito, Obediência, Rito e Estado da Federação, solicita a seguinte informação:

MAÇOM ADORMECENDO


Estou passando por algumas dificuldades financeiras, e a Loja a qual pertenço é em outra cidade cujos gastos para eu estar participando no momento não estou conseguindo manter. Seria sensato eu pedir para adormecer para não atrapalhar os serviços em Loja?
Caso realmente eu venha a adormecer qual é a maneira correta de ser feito este procedimento?

COMENTÁRIOS.

Sim, devemos considerar sempre o equilíbrio das nossas ações. Se o momento é de dificuldades financeiras, o que eu espero seja breve, o Irmão tem o direito de solicitar o seu Quite-Placet até que a situação melhore.
Eu ainda sugeriria ao Irmão que antes exponha essa situação à sua Loja. Quem sabe se os demais Irmãos não o auxiliam nessas dificuldades? Afinal na justa necessidade aprendemos que devemos ser solidários uns com os outros. Um obreiro possui valor inestimável para a sua Loja
De qualquer modo, em sendo necessário um Irmão se afastar da Loja, deve ele solicitar formalmente (por escrito) colocando na Bolsa de Propostas e Informações o seu pedido de Quite-Placet, lembrando que para tanto, o solicitante deve estar rigorosamente em dia com as suas obrigações, sobretudo com a tesouraria.
Recebido o pedido pela Loja, o Venerável Mestre, de acordo com os procedimentos legais dá destino à súplica e não deve ser questionada a decisão de quem pediu.
Estando tudo nos conformes e cumpridas as formalidades o Quite é então expedido pela Obediência e entregue pela Loja a quem o solicitou.
De posse do Quite-Placet e dentro da sua validade, o portador pode solicitar o seu retorno às atividades por filiação em Loja da mesma Obediência ou se já tiver expirado o prazo do documento, solicitar retorno por processo de regularização.
De acordo com as leis das Obediências, geralmente um Quite-Placet tem a validade de 180 dias a contar da sua publicação no boletim oficial. Também se faz cogente observar o que prescrevem os regulamentos das Obediências, pois podem existir diferenças entre eles.
A Loja tem a obrigação de informar aos seus obreiros quais os procedimentos que devem ser seguidos para a se solicitar um Quite-Placet.


T.F.A.

PEDRO JUK


MAR/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário