domingo, 2 de novembro de 2025

OLHO ESQUERDO NA MAÇONARIA

Em 07.05.2025 o Poderoso Irmão Pedro Rodrigues Bueno Junior, Secretário Estadual de Orientação Ritualística do GOB-SP, Oriente de São Paulo, Capital, solicita esclarecimentos para o que segue:

 

OLHO ESQUERDO

 

Mais uma vez venho lhe pedir auxílio no esclarecimento de uma dúvida que me foi apresentada e que não pude esclarecer.

Na 3ª Instrução do Ritual de Aprendiz - REAA (pág. 196) consta o seguinte texto: "É o limite entre as trevas e a Luz (...), símbolo das qualidades espirituais; o olho esquerdo no interior do Delta, etc.

A pergunta que me foi feita: Por que o olho esquerdo? Existe algum simbolismo para ser o esquerdo e não o direito, por exemplo?

Agradeço mais uma vez por sua valiosa ajuda, assim poderei orientar de forma correta ao Ir que me consultou.

 

CONSIDERAÇÕES

 

Em Maçonaria o olho esquerdo no interior do Delta menciona, em primeira análise, a presença da Divindade. Como Olho que Tudo Vê, é o símbolo da Onisciência Divina - é o Olho da Providência e da Vigilância.

               A questão de se referir ao olho esquerdo, provavelmente porque ele faz alusão ao Olho de Hórus, no qual, segundo o misticismo da civilização egípcia, o olho esquerdo relaciona-se à Lua, enquanto o direito ao Sol. Nesse contexto a Lua, símbolo do abstrato, se caracteriza pelo intuitivo e o espiritual.

Para falar a verdade, o olho esquerdo simboliza a capacidade de se enxergar além do mundo material, isto é, a aptidão para se conectar com o plano dos sentimentos e da intuição.

A vista disso, e graças ao ecletismo maçônico, o olho esquerdo de Hórus no interior do Delta é parte do enorme conjugado de símbolos e alegorias maçônicas, das quais o Olho Onividente é o emblema da Onisciência, da Onipresença do “Grande Arquiteto do Universo”.

Além disso, conforme a vertente maçônica, se teísta ou deísta, o olho esquerdo cumpre o desiderato de representar o Criador, bem como, em uma expressão filosófica, a Verdade.

Portanto, o olho esquerdo, segundo as antigas civilizações, refere-se à espiritualidade, ao abstrato e a intuição. Foi graças a estas concepções que o “Olho” veio a aparecer no interior do Delta no Retábulo do Oriente da Loja.

Não há como se afirmar peremptoriamente, mas ao que tudo indica que vem daí a preferência pelo “olho esquerdo”, na Maçonaria.

 

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK - SGOR/GOB

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

 

NOV/2025