quarta-feira, 3 de outubro de 2018

A MÃO SOB O AVENTAL


Em 18.07.2018 o Respeitável Irmão Julio Cesar Monteiro da Silva, Loja Acácia do Oeste, 2.812, GOSP, REAA, Oriente de Dracena, Estado de São Paulo, solicita esclarecimento:

MÃO SOB O AVENTAL


Irmão Pedro, gostaria de saber se há no ritual do REAA praticado pelo GOB, sobre a posição da mão direita escondida debaixo do avental, quando do Tronco de Beneficência, uma vez que já participei de curso de ritualística e o orientador afirmou da não necessidade de esconder a mão, uma vez o Irmão não esta dando uma esmola, e sim o que o Irmão pode doar naquele momento. Procede?

CONSIDERAÇÕES.

Salvo se existir algum ritual que determine algo nesse sentido, originalmente não existe regra para isso. O costume é apenas o de colocar a mão direita fechada no recipiente e retirá-la aberta. A mão fechada é para não demonstrar o quanto o maçom dispõe naquele momento para doar. Assim, ninguém fica sabendo quem pode dar mais, dar menos, ou mesmo que nada pode dar.
Durante a coleta, alguns têm o costume de manter a mão fechada sob o avental, outros não. Isso fica a critério de cada um. Destaque-se que o importante é o significado desse ato, nunca esses excessos de preciosismo.


T.F.A.

PEDRO JUK


OUT/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário