sábado, 27 de outubro de 2018

O MALHETE E VENERÁVEL MESTRE EM PÉ


Em 02/08/2018 o Respeitável Irmão Aládio dos Santos Júnior, Loja Caminho de Luz, REAA, GOB-PR, Oriente de Curitiba, Estado do Paraná, formula a seguinte pergunta:

MALHETE DO VENERÁVEL MESTRE.


Tenho uma dúvida. O Venerável Mestre na hora que fala em Pé e a Ordem, ele pode ficar com o malhete no peito ao lado do coração, ou fica ao Sinal?

CONSIDERAÇÕES.

Esse tem sido um péssimo hábito que muitos maçons adquiriram e vem praticando ao longo dos tempos. Em se tratado de ritos que determinam que o maçom em pé deva ficar à Ordem em Loja aberta, obviamente que todos em Loja nessa situação ficam à Ordem compondo o sinal correspondente ao grau de trabalho da Oficina.
Nessa situação, tanto o Venerável Mestre, assim como os Vigilantes, estando nos seus lugares, devem deixar seus respectivos malhetes e compor o Sinal de Ordem na forma de costume - com a(s) mão(s). Destaque-se que não se faz Sinal com o objeto de trabalho, isto é, não se usa o instrumento para com ele se fazer o Sinal.
O que pode ocorrer, entretanto, é que tanto o Venerável Mestre, bem como os Vigilantes, estando fora dos seus lugares e em deslocamento pelo recinto com os respectivos malhetes, ao pararem, cada qual fica na posição de rigor ritualístico com o objeto, isto é, pousam o malhete no lado esquerdo do peito na forma de costume. Por óbvio isso só se dá quando, por dever de ofício e fora dos seus lugares houver necessidade.
Como em muitas situações parece que é o hábito que faz o monge, muito provavelmente, devida essa circunstância, adquiriu-se o hábito equivocado das Luzes da Loja, indiscriminadamente, sempre que estiverem em pé, devem pousar o malhete no peito. Ora, isso se dá - como explicado no parágrafo anterior - apenas numa condição que exija as suas presenças fora dos seus lugares (altar e mesas). Agora, o Venerável Mestre no Altar e os Vigilantes nas suas mesas, estando à Ordem, deixam seus malhetes sobre o móvel e ficam à Ordem com o respectivo Sinal.
A propósito, sugiro ao Irmão consultar os Procedimentos Ritualísticos do GOB-PR, Decreto 1701/2016. Nele existem as orientações necessárias relacionadas ao uso dos instrumentos de trabalho, tanto em deslocamento, assim como em se estando a rigor ritualístico.
Concluindo, malhete pousado no lado esquerdo do peito em respeito ao rigor ritualístico jamais pode ser confundido, ou tomado, como um sinal maçônico.

T.F.A.

PEDRO JUK

OUT/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário