domingo, 28 de outubro de 2018

USO DO AVENTAL EM SESSÃO DE POMPAS FÚNEBRES


Em 04/08/2018 o Respeitável Irmão Carlos Augusto Guimarães, Loja Irmão Firmino Escada, REAA, GOSP, Oriente de Lorena, Estado de São Paulo, apresenta a questão seguinte:

AVENTAL EM SESSÃO DE POMPA FÚNEBRE.


Em primeiro lugar parabenizo-o pelos trabalhos colocados à disposição dos Irmãos q
ue pretendem enriquecer seus conhecimentos.
A minha indagação é a seguinte: Iremos realizar Sessão de Pompas Fúnebres em memória de Irmão que alcançou o Oriente Eterno. Conversando com alguns Irmãos ficou uma dúvida, qual seja, todos os Irmãos devem usar o Avental de Aprendiz, outros entendendo que deveremos usar o Avental de Companheiro ou de Mestre. Em face da dúvida que persiste tomo a liberdade de consultar o Irmão para que nos dê o caminho a ser trilhado. Solicito que a resposta seja enviada ao meu endereço eletrônico.

CONSIDERAÇÕES.

Em uma Sessão de Pompa Fúnebre, como em outra qualquer, cada qual utiliza o avental segundo o seu grau simbólico. Assim, Aprendizes usam o de Aprendiz, Companheiros o de Companheiro e Mestres o de Mestre. Os que possuem o título distintivo de Mestre Maçom Instalado utilizam o avental correspondente.
Todos os aventais devem ser vestidos pelo seu lado direito (forro para dentro), portanto é equivocado o costume de invertê-los pelo avesso (forro para o lado de fora) nessas ocasiões.
Atualmente o GOB possui um Ritual de Pompas Fúnebres que se encontra inserido in Rituais Especiais edição 2017, Decreto 1.517/2007. Cabe mencionar que esse ritual, embora em vigência, está um pouco confuso e possui contradições. Nele também faltam explicações. Creio que o mesmo precisa ser revisto, o que se dará oportunamente.


T.F.A.


PEDRO JUK


OUT/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário