domingo, 21 de outubro de 2018

SESSÃO ADMINISTRATIVA - USO DE PARAMENTOS?


Em 01/08/2018 o Respeitável Irmão Marcelo Gass, Loja Tríplice Aliança, 3.277, REAA, GOB PR, Oriente de Toledo, Estado do Paraná, apresenta a seguinte pergunta:

PARAMENTOS EM REUNIÃO ADMINISTRATIVA


Vi em um Consultório que em uma Reunião Administrativa não é necessário a parte ritualística. E os Trajes e Paramentos, são necessários?

CONSIDERAÇÕES.

Uma Sessão Administrativa, que pode ser realizada dentro do Templo ou em outro recinto que atenda a necessidade de um ambiente “coberto”, é organizada sem que para a sua execução exista a necessidade da ritualística oriunda do Ritual. Assim, nela os maçons não usam paramentos, estando todos trajados de forma decente e a contento. Nela também é dispensável o traje maçônico (terno ou balandrau).
Obviamente que isso não é sinônimo de desordem, porém é um modo objetivo para que ordeiramente sejam discutidos assuntos que demandem de excessivos debates. Nesse sentido, uma Sessão Administrativa deve ser marcada com antecedência, informando o assunto e o motivo pelo qual ocorrerão os discutes.
Apurado o efeito pelas discussões ocorridas na Sessão Administrativa, prevendo a legalidade do resultado antecipadamente auferido, o mesmo é então levado para a Ordem do Dia de uma Sessão Ordinária onde, com a aquiescência do Orador, é regularmente votado na forma de costume.
Atente-se que sobre a matéria trazida da Sessão Administrativa, não mais deverá haver discussão, pois ela já fora amplamente debatida administrativamente numa sessão previamente marcada.
Assim, é essa a principal razão pela qual existe uma Sessão Administrativa. Ela acontece justamente por ser objetiva e por escapar das formalidades ritualísticas. Assuntos que demandam de longos debates ficam mais apropriados sem o protocolo do giro da palavra, já que o que se busca nessa ocasião é justamente a informalidade. Sob essa óptica é perfeitamente dispensável a utilização de paramentos.
Mesmo que adequados aos repetidos apartes e opiniões, comuns a essas ocasiões, o Venerável Mestre deverá conduzir ordeiramente os trabalhos. A ausência de paramentos e da ritualística maçônica não abstrai uma Sessão Administrativa da qualificação de ser uma reunião maçônica, portanto como tal os maçons devem se comportar.

T.F.A.

PEDRO JUK
http://pedro-juk.blogspot.com.br

OUT/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário