sexta-feira, 12 de outubro de 2018

ESTRELA - CINCO OU SEIS PONTAS?


Em 24/07/2018 o Respeitável Irmão Eflaviano Pires Macedo, Loja Caratinga Livre, 0922, REAA, GOB-MG, Oriente de Caratinga, Estado de Minas Gerais, solicita o seguinte esclarecimento:

ESTRELA. CINCO OU SEIS PONTAS?


Estudando o Grau 2 passei por uma citação sem referências que a Estrela Flamejante no passado tinha 6 pontas e depois passou ser adotada com 5, você tem alguma referência que trata do assunto?

CONSIDERAÇÕES.

Lamento dizer, mas não é nada disso.
A Estrela Flamejante, a de cinco pontas, é símbolo especulativo, sobretudo da vertente francesa da Maçonaria (latina). De origem pitagórica, ela somente ingressou na constelação simbólica maçônica nos meados do século XIV. Como símbolo hominal e com a letra G no centro, a Pentalfa é um dos ornamentos da Loja de Companheiro no REAA\ (rito de origem francesa). Nesse sentido a sua interpretação se coaduna com espinha dorsal doutrinária no escocesismo como uma Luz intermediária (entre o Sol e a Lua). De concepção mais próxima ao deísmo, característica comum a quase toda a Maçonaria francesa, ela é objeto de estudo nos ritos que detém esse formato. No caso do REAA\, embora ele pelas suas raízes até possua alguma influência teísta haurida da sua banda anglo-saxônica, a Estrela Flamejante concentra uma belíssima alegoria de transformação e comunicação entre o espírito e a matéria (cinco princípios). Nesse particular ela é um símbolo direcionado ao Segundo Grau.
A Estrela Hexagonal, ou a de seis pontas, é a conhecida Blazing Star comum à Maçonaria anglo-saxônica, cuja qual é reconhecidamente de concepção teísta. Pelo caráter de Estrela de Davi ela é admitida nas preleções inglesas da Tábua de Delinear. Tem a mesma função flamejante, porém com aspecto doutrinário que condiz com a sua essência bíblica. Assim, a Magsen David é própria como símbolo do Craft e em linhas gerais representa a integração homem-espírito que vislumbra o aprimoramento daquele que busca o aperfeiçoamento calcado na Fé e na Esperança pelo alcance do objetivo.
Ambos os símbolos flamejantes, a Estrela Pentagonal (Pentalfa) e a Hexagonal (Ardente) são símbolos exclusivamente especulativos e nem eram conhecidos dos Maçons Operativos. Assim, essa justificativa de que uma se transformou na outra é mera justificativa capenga e temerária.
É preciso que se compreenda que com o advento dos ritos maçônicos a partir do século XVIII, cada um deles traz tradição oriunda das suas raízes (sociais, políticas e religiosas), portanto particularidades doutrinárias, em muitos pontos, se diferem entre eles. É impossível se imaginar um mesmo relicário simbólico para todos os ritos maçônicos. Pelas suas vertentes, embora de mesmo objetivo, os ritos não raras vezes consagram para si particularidades únicas.


T.F.A.

PEDRO JUK


OUT/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário