sexta-feira, 19 de outubro de 2018

MESTRE DE CERIMÔNIAS E O PORTE DO BASTÃO


Em 01/08/2018 o Respeitável Irmão Frank Sandro Becchi, Loja Terceiro Milênio, 2.540, REAA, GOB-PR, Oriente de Maringá, Estado do Paraná, apresenta a seguinte questão:

O PORTE DO BASTÃO


Estando o Mestre de Cerimônias parado o Bastão fica com a sua base apoiada no chão (à rigor). Caro Irmão Pedro, estou exercendo a função de Mestre de Cerimonias no rito REAA, e pesquisei nos manuais do GOB essa informação de que o Bastão fica apoiado ao chão, quando estiver em Rigor. Mas há controvérsias entre os manuais. Qual a sua orientação sobre esse assunto?

CONSIDERAÇÕES.

O bastão é o instrumento de trabalho do Mestre de Cerimônias no REAA. Sempre empunhado pela mão direita, estando o titular parado, com o instrumento à Rigor, ele o mantém pelo lado direito do copo na posição vertical e com a base apoiada do chão.
Isso corrobora com o que está descrito nos Procedimentos Ritualísticos do Aprendiz Maçom, REAA, GOB-PR, Decreto 1.701, datado de 31/10/2016; dele as páginas 143 e 144:
Bastão - Consiste em um pedaço de madeira longo, de forma aproximadamente cilíndrica, com um comprimento aproximado de 1,80 a 2,00 metros, encimado por uma régua dourada, que representa a joia do cargo. É o instrumento de trabalho do M\ CCer\.
Na posição de Rigor, o M\ CCer\ estará em pé, parado, corpo ereto, pés em esquadria, com o braço e cotovelo direito colado no lado direito do corpo e em esquadria com o respectivo antebraço, de modo que o bastão, seguro pela sua porção mediana com a respectiva mão direita à frente fique na posição vertical (prumo) e com sua base apoiada no solo (o grifo é meu). O braço esquerdo estará caído a prumo normalmente ao lado do corpo.
Na realidade me parece que não há controvérsia entre os manuais, mas sim está existindo consulta em monitores que não mais estão em vigência.

T.F.A.

PEDRO JUK

OUT/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário