Em 17/02/2025 o Respeitável Irmão Eliezer de Oliveira, Loja 20 de Agosto, 2563, GOB-SP, REAA, Oriente de Arujá, Estado de São Paulo, apresenta o que segue:
BOLSA DE PROPOSTAS E INFORMAÇÕES
Temos dentro da Loja uma pequena divergência sobre o Saco de Propostas e Informações como segue;
"Há Irmãos que defendem que colocar o pedido da palavra no Saco de Propostas para fazer proposta verbal na Ordem do Dia. Outros Irmãos discordam desta forma de apresentação pois,
1. Tira a autonomia do Venerável Mestre de entender a proposta e em alguns casos, deixar sob malhete e particularmente esclarecer pontos com o proponente.
2. Quando a proposta é feita oralmente, o proponente é conhecido e pode influenciar a votação.
Em razão destas opiniões divergentes solicitamos suas considerações que sempre ajudam para a condução dos trabalhos de forma perfeita.
CONSIDERAÇÕES.
A pauta da Ordem do Dia, como bem diz no ritual, deve ser previamente organizada pelo Venerável Mestre, isto é, deve vir preparada com antecedência e exibida, uma a uma, pelo Secretário na sessão.
Salvo se na Bolsa de PProp∴ e IInf∴ vier colhida alguma col∴ grav∴ que demande ser debatida e votada com urgência, as demais propostas colhidas devem ser decifradas e remetidas à Ordem do Dia da próxima sessão.
Quem quiser apresentar alguma proposta, ou efetuar uma informação via bolsa de PProp∴ e IInf∴, o recomendável é que o faça por escrito e assine, devendo o Venerável não decifrar nenhuma col∴ grav∴ que se apresente sem assinatura ou mesmo assinada, mas por Irmão que não esteja presente na sessão.Assim, mediante o decifrar das ccol∴ ggrav∴, o Venerável Mestre avaliará se alguma col∴ possui caráter de urgência para imediata apreciação e votação, caso contrário a col∴ decifrada somente entrará na pauta da Ordem do Dia da próxima sessão, ou no prazo regimental legal, caso a mesma tenha que ficar sob malhete
Agora, pedir para fazer uso da palavra via saco de PProp∴ e IInf∴ é algo da mais refinada invencionice, até porque isto nem consta no Ritual. Pior ainda é pedir a palavra por col∴ grav∴ para falar na Ordem do Dia. Como foi dito, salvo matéria de justificada urgência, as ccol∴ gravadas que demandarem de discussão e votação irão para a pauta da próxima sessão.
Ao finalizar, vale ressaltar que salvo matérias comprovadamente urgentes, o Venerável Mestre deve por em discussão e votação na Ordem do Dia apenas e tão somente as matérias constantes da pauta que por ele fora antecipadamente preparada, não devendo nunca, antes do encerramento do período, perguntar se mais algum Irmão tem assunto para a Ordem do Dia.
T.F.A.
PEDRO JUK - SGOR/GOB
http://pedro-juk.blogspot.com.br
AGO/2025
Nenhum comentário:
Postar um comentário