segunda-feira, 4 de agosto de 2025

TRABALHOS NA PODEROSA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA MAÇÔNICA

Em 25.01.2025 o Venerável Irmão José Bento de Oliveira, Deputado Estadual pela Loja Ordem e Progresso, 133, REAA, GOMG (COMAB), Oriente de Belo Horizonte, apresenta a questão seguinte:

 

TRABALHOS NA P A L MAÇÔNICA

 

Como Deputado vejo os Irmãos circulando nas Sessões da Soberana Assembleia Legislativa, como se estivesse em uma reunião de Lojas.

O Mestre de Cerimônias circulando com cajado, se o 1º ou o 2º Vice Presidente se ausenta do seu lugar para fazer uso da tribuna, logo outro Irmão já ocupa a cadeira do Irmão ausente (às vezes por minutos), dizendo que aquela cadeira não pode ficar vazia; o Presidente da Casa coloca a palavra "nas colunas do norte e sul"; o Mestre de Cerimônias anuncia a entrada do Presidente e conduz o Orador para a abertura do Livro da Lei. Enfim, isso é normal?

Na minha opinião reunião de Assembleia Legislativa não tem ritualística, o que é próprio das Lojas.

Gostaria de poder contar com a sua costumeira atenção, tirando-me estas dúvidas.

 

CONSIDERAÇÕES.

 

Eu desconheço qualquer ritual iniciático que seja especifico para os trabalhos das Assembleias Legislativas Maçônicas. Vale lembrar que um Poder não interfere em outro, portanto cada um segue as suas diretrizes.

Particularmente eu não vejo o plenário de uma Assembleia Legislativa Maçônica (poder legislativo) como fosse uma Loja Maçônica, esta última com seu rito que determina a liturgia dos seus trabalhos iniciáticos subordinados a uma Secretaria de Orientação Ritualística (poder executivo).

Nada impede, no entanto, que a Assembleia Legislativa Maçônica possua seu ritual (regimento) para ordenar o andamento dos seus trabalhos no plenário, todavia, sem qualquer vínculo ritualístico com os trabalhos litúrgicos e iniciáticos das Lojas pertencentes à Obediência.

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

 

AGO/2025

Nenhum comentário:

Postar um comentário