Em 13.02.2025 o Venerável Irmão Paulo Toledo, Deputado Estadual da Loja Theobaldo Varolli Filho, 2699, REAA, GOB-SP, Oriente de São Paulo, Capital, pergunta o seguinte:
SINAL
Pode me ajudar em uma dúvida? Quando a palavra está sendo passada, além do Venerável Mestre, mais alguém pode dispensar o Sinal de Ordem durante a fala? "Podeis falar sem estar à ordem." Nossa loja pratica o REAA.
Entendo que é exclusivo do Venerável Mestre, mas tenho visto (e estranhado) acontecer diferente.
CONSIDERAÇÕES
No REAA, quem estiver em pé em Loja aberta para fazer uso da palavra, ou por outro motivo previsto, deve sempre ficar à Ordem. Somente quem pode autorizar a dispensa do uso do sinal para falar é o Venerável Mestre, mais ninguém.
É bom que se diga que essa dispensa de sinal se dá apenas em caráter extraordinário, a juízo do Venerável Mestre. Neste caso, o Venerável Mestre não deve fazer desta autorização um ato corriqueiro. Isto não é recomendável, pois desrespeita a ritualística.
Além do mencionado, ressalte-se que com o Sinal composto, quem estiver fazendo uso da palavra fica mais comedido e com isso se expressa com objetividade, a despeito de que a manutenção do Sinal é algo, de certa forma, desconfortável, o que evita discursos rançosos permeados de extremoso lirismo que, além de alongar a sessão desnecessariamente, ainda esgota a paciência dos demais.
T.F.A.
PEDRO JUK - SGOR/GOB
http://pedro-juk.blogspot.com.br
AGO/2025
Nenhum comentário:
Postar um comentário