Em 17/02/2025 o Respeitável Irmão Antonio Sergio Nogueira, Loja Dever e Humanidade, 860, REAA, GOB-PE, Oriente de Caruaru, Estado de Pernambuco, faz a pergunta seguinte.
OLHO DE HÓRUS
Em algum momento, quando usamos o "olho" na Maçonaria no REAA - GOB. Costumamos usar o OLHO ONIVIDENTE na figura de um olho humano com o delta. Em algum momento, podemos usar o OLHO DE HÓRUS mesmo que seja fora do templo como por exemplo: No salão de Banquetes e/ou parede frontal a entrada da Loja?
CONSIDERAÇÕES
Para as Lojas do REAA, GOB, o Ritual de Aprendiz apresenta na sua página 11, Painel do Grau de Aprendiz, o Delta Radiante sobre o frontão do pórtico tendo a letra hebraica "IÔD" no seu interior. Neste mesmo ritual, página, 196, 3ª Instrução, é mencionado um Delta Luminoso (Radiante) com um olho esquerdo (Onividente). Em ambas as menções, no REAA o conjunto emblemático é o símbolo da Divindade e das qualidades espirituais.
Assim, ambas as figuras podem ser usadas no Oriente da Loja, mais precisamente no Retábulo do Oriente, que é a parede que fica imediatamente atrás do lugar do Venerável Mestre na Loja.Em se tratando do interior do Templo do REAA, estas são as únicas possibilidades apresentadas na constituição e uso deste símbolo – ou um Triângulo Equilátero tendo a letra "IÔD", ou o mesmo com Olho Onividente no centro.
Quanto ao uso de Olho de Hórus, desde que não seja no interior do Templo e no lugar do Olho Onividente ou da Letra "IÔD", não há nenhum impeditivo, não obstante a destacar que símbolos egípcios não condizem com a decoração original maçônica no REAA, até porque se levarmos em conta a história verdadeira, veremos que nunca existiu Maçonaria no Antigo Egito.
T.F.A.
PEDRO JUK - SGOR/GOB
http://pedro-juk.blogspot.com.br
AGO/2025
Nenhum comentário:
Postar um comentário