Em 20/02/2025 o Respeitável Irmão Sílvio Scofield, Loja Deus, Luz e Caridade, 0970, REAA, GOB BAIANO, Oriente de Caravelas, Estado da Bahia pede esclarecimentos para o seguinte:
NÚMERO DE MESTRES
O Ritual de Aprendiz, na página 29 (1.5 Dos Títulos, Joias e Trajes), diz que:
"[...] as Dignidades, acrescidas do Tesoureiro e do Chanceler, constituem-se na administração eleita para dirigir a Loja (3,5 e 7)”; e no 4.4 Comportamento Ritualístico - Com 7 Mestres – “Uma Loja do REAA com a presença mínima de apenas 7 mestres se constitui da seguinte forma: Ven∴ Mestre, 1 e 2 VVig∴, Orad∴, Secret∴ Cobr∴ Int∴ e o M∴ de CCer∴”.
Sendo assim, a Loja pode ser aberta sem que a administração da Loja esteja completa e as mesas dos Tesoureiro e Chanceler ficam vazias, sem os respectivos cargos ocupados, entendi certo?
CONSIDERAÇÕES.
Veja, uma das questões é puramente administrativa, onde existem sete cargos eletivos na Loja, dos quais três a governam, cinco a compõem e 7 a completam (tornam-na perfeita). Esta é a formação da administração eleita para dirigir a Loja.
Por outro lado, existe também a importante questão iniciática onde, no caso do REAA, é preciso que estejam no mínimo sete Mestres Maçons para abrir a Loja, dos quais as três Luzes (os portadores dos Malhetes), um Orador (fiscal da Lei), um Secretário (que registrar os trabalhos), um Cobridor Interno (Landmark do sigilo/proteção da Loja) e finalmente um Mestre de Cerimônias que é o imediato do Venerável Mestre para cuidar da organização (beleza) dos trabalhos.
No caso da Loja estar composta por apenas sete Mestres Maçons distribuídos conforme descrito logo acima, a liturgia da transmissão da Palavra ficará temporariamente a cargo do Mestre de Cerimônias, fazendo a vez do 2º Diácono e do Secretário, fazendo a vez do 1º Diácono. Terminada a transmissão da Palavra, o Secretário e o Mestre de Cerimônias retornam imediatamente aos seus lugares de ofício.Assim, atendendo ao RGF, Art. 96, XXII e o Ritual de Aprendiz do REAA vigente, página 214, item “Com 7 Mestres”, esta seria a disposição dos cargos para se abrir uma Loja no REAA com apenas sete Mestres Maçons.
Finalmente, é bom que se diga que Aprendizes e Companheiros não podem assumir cargos em Loja (RGF, Art. 229, § 1º). À vista disso, ausentes o Tesoureiro e o Chanceler e os trabalhos exigirem as suas presenças, o Orador acumulará o cargo de Tesoureiro e o Secretário o do Chanceler.
T.F.A.
PEDRO JUK - SGOR/GOB
http://pedro-juk.blogspot.com.br
AGO/2025
Nenhum comentário:
Postar um comentário