quinta-feira, 7 de agosto de 2025

PRIMEIRO RITUAL - REAA

 

Em 05.02.2025 o Respeitável Irmão Alan Cardek de Souza Lima, Loja Roosevelt, nº 1, REAA, GLEG (CMSB), sem mencionar o Oriente, Estado de Goiás, apresenta a seguinte questão.

 

PRIMEIRO RITUAL

 

Irmão, qual o primeiro ritual do simbolismo no REAA? Quando ele veio para o Brasil, já sofreu alterações? Alguma possibilidade de acesso a este ritual?

 

CONSIDERAÇÕES.

 

O primeiro projeto de ritual para o simbolismo do REAA ocorreu na França em 1804. Por circunstâncias históricas esse ritual sofreu deformações promovidas pelo Grande Oriente da França quando criou as Lojas Capitulares (vide esta longa história).

         Na França, em 1820/1821, após o desaparecimento da Loja Geral Escocesa, aparecem cadernos denominados Guia dos Maçons Escoceses, os quais, infelizmente eram influenciados pelas Lojas Capitulares. O mesmo aconteceria com o ritual de 1829.

No Brasil, o REAA chegou oficialmente em 1832 e teve o seu primeiro regulador para os Graus Simbólicos no ano de 1834. Tinha o título de “Guia dos Maçons Escocezes, ou Reguladores dos Três Gráos Symbolicos do Rito Antigo e Aceito” (grafia da época). Este Regulador, como na França, também vinha contaminado pelas práticas capitulares de então.

Sobre este assunto, sugiro pesquisa no meu Blog, onde podem ser encontrados muitos escritos a esse respeito. Veja uma publicação recente, de janeiro de 2025, versando sobre REAA no Brasil.

Ainda outros aspectos importantes para a pesquisa: no Brasil, além das Lojas Capitulares, muitos rituais do REAA editados no passado, também traziam enxertos hauridos do Rito Moderno e Adonhiramita, obviamente por serem estes os Ritos primazes do Brasil; além disso, em 1928, Mário Marinho Béhring criou um Ritual do REAA para as suas recém fundadas Grandes Lojas Estaduais, o qual trouxe uma série de práticas estranhas hauridas das Blue Lodges Norte-americanas – este ritual ficaria conhecido com REAA de Béhring.

Assim, em termos de primeiro ritual, na França foi o de 1804, no Brasil, influenciado pelas Lojas Capitulares (1814), foi o Regulador de 1834, não obstante ter aparecido, um ano antes, em 1833 um outro Regulador, também com influências capitulares, mas sem a repercussão do de 1834.

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

AGO/2025

 

 

OBS. É possível encontrar alguns destes rituais na INTERNET

 

 

3 comentários:

  1. E esse primeiro ritual, de 1804, como obter cópia (digital/escaneada)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas fontes encontram-se na França e precisam ser juntadas ao Regulador do Maçom de 1801, As Lojas Capitulares no Grande Oriente da França, As Três Pancadas Distintas (exposure relativa aos Antigos), Loja Geral Escocesa no Grande Oriente da França (1804). Não imagine um ritual pronto como conhecemos hoje em dia. Para que o primeiro ritual faça sentido, ele depende de outras fontes, como as acima citadas. T.F.A.

      Excluir
    2. É preciso também se levar em conta uma série de direitos autorais.

      Excluir