terça-feira, 12 de agosto de 2025

TOQUE DE APRENDIZ E OUTROS

Em 14.02.2025 o Respeitável Irmão Aristensir Gil Portela, Loja Equidade e Justiça, 2336, REAA, GODF/GOB, Oriente de Brasília, Distrito Federal, apresenta as questões seguintes:

 

T DE APRENDIZ E OUTROS

 


1. O TOQUE DE APRENDIZ, conforme o Ritual 1º Grau Aprendiz Maçom – Edição 2024: (descrição velada). De acordo com a anatomia TEMOS TRÊS FFAL (Distal, medial e proximal). PERGUNTO O T É DADO NA ART METACARPOFALANGENA OU EM QUALQUER LUGAR DA FAL PROXIMAL?


2.    Meu irmão em algumas páginas do Ritual encontramos as palavras Trono e Altar, quando se refere ao assento do Venerável Mestre, cito algumas páginas Pag. 43, (trono), 45 (altar), 52 (trono), 59 (trono), 59 (altar). Entendo que o ce
rto é TRONO e não ALTAR, foi somente um lapso na hora da edição do Ritual?

3.     Meu irmão, tentei acessar hoje pela manhã às 11horas o SOR, para ver se tinha alguma orientação sobre a Palavra Sagrada, mas não estava aparecendo o REAA. Sabemos que a
tradução correta da palavra Sagrada é B
(sem vogal dobrada), entretanto numa grande maioria as lojas transmitem a palavra como B (vogal dobrada). Na página 40 do Ritual 2024, temos a Palavra Sagrada trazida somente como B. Caso não exista nenhuma orientação no SOR, lhe faço a seguinte pergunta: Não seria o caso de termos em algum lugar do Ritual a escrita da Palavra Sagrada por inteiro, para termos um referencial de qual utilizar?

 

RESPOSTAS:

 

  1. T – Entendo que não faria sentido a descrição, nos rituais, de termos acadêmicos de anatomia. Ora, é consagrado no mundo inteiro que o t deve ser dado com o p d sobre a prim fal, próximo da j da base do d ind do oponente. Inclusive, na página 182 do ritual está expresso: "próx da j". Há rituais que expressam o t. na prim j do d ind. Assim, sem excessos de preciosismo linguístico, penso que o texto do ritual está inteligível para o contexto maçônico, não obstante ainda competir ao instrutor ensinar fisicamente como dar o t ao seu discípulo.

 

  1. Trono e Altar - Ambos são perfeitamente entendidos na conjuntura do texto maçônico. É bastante natural que todos os maçons regulares saibam que o Venerável Mestre não se senta sobre o altar que ele ocupa, porém em uma cadeira (trono) que fica junto ao altar. Assim, trono e altar neste contexto significam o lugar de ofício do Venerável Mestre na Loja, o qual se senta à mesa (altar) dm um trono.

 

  1. Palavra Sagrada – Inicialmente vale mencionar que o SOR do REAA foi retirado da página porque era direcionado ao Ritual de 2009, que já se encontra revogado. Atualmente está valendo apenas e tão somente o que está previsto nos rituais de 2024 para o REAA. Breve estará em vigência um novo SOR para os rituais de 2024. Quanto à Pal Sagr, por ambas estarem consagradas na Maçonaria Tupiniquim, as duas valem, ainda que a palavra correta seja aquela que não possua vogais dobradas na sua composição. O REAA, um rito essencialmente latino, segue no Brasil a versão bíblica da Vulgata, de São Jerônimo, onde nela a palavra traduzida para o latim encontra-se em distorção com a original escrita em hebraico, ou seja, equivocadamente com as vogais dobradas na sua composição. Essa corruptela se consagrou e foi adotada pela Igreja Católica, a qual resolveu mantê-la distorcida em respeito ao tradutor. Diante disso, no próximo SOR, dedicaremos um trecho ponderando essas possibilidades. Por enquanto, há duas correntes, os que preferem a tradução da Bíblia Septuaginta, dos Setenta, onde Bencontra-se escrita corretamente, segundo a língua hebraica, e os que defendem a versão latina da Vulgata de São Jerônimo onde aparece uma corruptela de B.

 

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK - SGOR

http://pedro-juk.blogspot.com.br

jukirm@hotmail.com

 

 

AGO/2025

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário