Em 17/02/2025 o Respeitável Irmão Gilmar Detrich, Loja Perseverança e Vigor, 2638, REAA, GOB-SP, Oriente de Rio Claro, Estado de São Paulo, faz as perguntas que segue
COMUNICAÇÃO DO CHANCELER
Para que tenhamos cada vez mais uma ritualística mais acertada possível, temos as seguintes questões.
1. Em nossas sessões costumeiramente (famoso uso & costume), o Irmão Chanceler, após fazer a comunicação dos aniversariantes etc., solicita ao Venerável Mestre, uma bateria de alegria ao final dos trabalhos em homenagens a esses aniversariantes.
Também costumeiramente o Venerável Mestre, atende essa solicitação após o encerramento do trabalho.
A nossa questão sobre o assunto é a seguinte: Essa prática condiz com o Ritual? É permitida?
2. Após a circulação do saco de propostas e informações, após a conferência, o Venerável Mestre, agradece aos Irmãos Orador e Secretário. Procedimento desnecessário, uma vez que no ritual não há essa fala, correto?
3. No ritual consta que os ocupantes do Oriente podem falar em pé ou sentado. Com isso agora, alguns criaram um sistema híbrido (palavra da moda), onde começam falando em pé, e no decorrer da fala sentam-se. Acredito que, salvo uma necessidade específica, deve permanecer como começou. Seria isso?
4. Na página 212 do Ritual de Aprendiz é mencionado que o novo Aprendiz deve ocupar o lugar mais próximo da coluna de Áries, perto do 1° Vigilante.
Só na iniciação ou em todas as sessões?
E uma última questão, sei que não é da Ritualística, mas, talvez possa me ajudar ou pelo menos me dar o caminho das pedras.
Tem um irmão de uma loja do Oriente de S. Bernardo do Campo, que quer indicar um sobrinho em nossa Loja Oriente de Rio Claro. Nenhum irmão da nossa loja conhece esse possível indicado. A nossa questão é: Pode alguém de um outro oriente, sendo membro regular fazer a indicação em outro oriente?
CONSIDERAÇÕES
- O Chanceler deve se limitar a anunciar os aniversariantes da Loja no período. O ritual não prevê pedidos e nem aplausos nesta ocasião. Antes das suas conclusões para o encerramento, o Orador, em nome da Loja, fará os cumprimentos – sem aplausos.
No tocante ao que ocorre após o encerramento dos trabalhos não está no contexto ritualístico, portanto não merecem comentários.
- Conforme o ritual, os Irmãos Orador e Secretário se aproximam do Altar, cada um por seu lado e, à Ordem, assistem a verificação, voltando a seguir aos seus lugares. Quanto ao Venerável Mestre agradecer, dizendo apenas "obrigado", me parece nada alterar na conjuntura ritualística.
- Os Irmãos do Oriente podem falar sentados, a não ser quando o ritual determinar o contrário. Assim, o Irmão que por deferência (ocorre na maioria das vezes) resolver falar em pé, fala se colocando à Ordem, voltando a se sentar somente após ter concluída a sua fala. Não se fala um pouco em pé e um pouco sentado.
- Sim, ele apenas senta próximo à Áries no dia da sua Iniciação. Depois ele pode ocupar outros lugares, desde que junto à parede Norte.
No dia da sua iniciação o iniciado senta próximo à Áries, onde se inicia a jornada iniciática do Aprendiz pelo topo da Coluna do Norte (equinócio de primavera ao Norte).
- Não é uma questão de liturgia e ritualística, portanto não cabem comentários de minha parte.
T.F.A.
PEDRO JUK - SGOR/GOB
http://pedro-juk.blogspot.com.br
AGO/2025
Nenhum comentário:
Postar um comentário