Em 01/02/2025 o Respeitável Irmão André Roque, Loja Barão do Rio Branco, 03, REAA, GOIPE, Oriente de Arcoverde, Estado de Pernambuco, solicita esclarecimentos para:
PALAVRA SEMESTRAL
Gostaria de fazer uma consulta ao nobre Irmão. Ao final da transmissão da palavra semestral, quando o Mestre de Cerimônias a recebe como ele deve proceder para levar esta palavra ao Venerável? Ele sai do seu lugar sozinho tendo o cuidado para fechar a Cadeia após a sua saída ou ele sem soltar as mãos dos Irmãos que estão ao seu lado, vai dar a palavra nos dois ouvidos do Venerável Mestre?
CONSIDERAÇÕES
No REAA usualmente é o Mestre de Cerimônias que, por dentro do círculo, deixa a Cadeia e se dirige até o Venerável Mestre, onde lhe transmite a palavra da mesma forma que a recebeu. Em seguida volta ao seu lugar, no círculo.
No entanto, há ritos - que não o REAA - onde o Mestre de Cerimônias não sai do círculo em Cadeia, porém arrasta consigo, pelas mãos, os demais Irmãos do círculo até o Venerável Mestre - dizem que é para formar a figura de um coração.
Ao concluir, vale ressaltar que no REAA a Cadeia de União é formada com objetivo único de se transmitir a Palavra Semestral.
NOTA – A Palavra Semestral, transmitida em Cadeia de União, foi criada na França em 1777. O Grande Oriente do Brasil adota este procedimento desde 1832.
T.F.A.
PEDRO JUK
http://pedro-juk.blogspot.com.br
AGO/2025
Nenhum comentário:
Postar um comentário