domingo, 6 de dezembro de 2020

REAA - ORIENTAÇÃO NO PAINEL DO MESTRE

 

Em 14.06.2020 o Respeitável Irmão Armando Soares da Silva, Loja Cavaleiros Templários de Contagem, REAA, GOB-MG, Oriente de Contagem, Estado de Minas Gerais, apresenta a seguinte questão:

 

ORIENTAÇÃO NO PAINEL DE MESTRE

 

Por favor, me esclareça uma dúvida sobre os painéis dos graus, o grau 1, tem-se no alto o Oriente, em baixo o Ocidente, na direita Sul e esquerda o Norte.

No grau 3 esses pontos cardeais estão invertidos. Isso está correto ou é um erro nos rituais
? Sobre o Painel do Grau 3, uma vez que se eu o colocar com o lado Or
para o Oriente da Loja o Esq e o Comp ficaram invertidos bem como a letra G.

Me dê uma ajuda e explicação.

 

CONSIDERAÇÕES.

 

De fato, não existe nada invertido. A questão é que a figura que representa o t, o personagem ali sep ocupa lugar sobre o eixo do templo com os pp voltados para o Or.

Isso se dá por duas questões. A primeira é que a Marcha do Mestre se faz em direção ao Or, destacando que na Exaltação existe a alegoria do renascimento da Natureza – no REAA, H A é a representação do Sol. O sentido interpretativo se dá em direção à Luz. A segunda é que durante a cena teatral da Lenda o Respeit M assume posição diante do t próximo aos pp do cad, momento em que ele fará com que H reviva.

Assim, a figura alegórica inserida no Painel está disposta de acordo com a liturgia da representação teatral da Lenda Hirâmica.

No tocante ao Comp e o Esq, ambos ficam dispostos para o ponto de vista do Respeit M, destacando que esse conjunto emblemático é demonstrativo sem que exista para ele a necessidade de coincidir com as TT GG LL Emblem que ficam sobre o Alt dos JJur, até porque sobre o ataú, perceba, não aparece o L da L.

Da mesma forma, a letra G e o ramo de Ac estão colocados para o ponto de vista do Respeit M, sobretudo no momento em que ele formará com o personagem os CC PP PP do M, postura apropriada para reviver H A (representação iconográfica do Sol) no solstício de inverno no Norte. É deste conjunto gestual que se origina ao T do Mestre pelos CC PP.

Por fim, ainda sobre o ponto de vista do Respeit M, imagine o personagem revivido agora posicionado em pé e de frente para o Or - que é o seu destino final. Note então que nessa posição a letra G, bem como o ramo de Ac e o Esq e o Comp permanecem de conformidade com o quadrângulo mosaico que simboliza o piso (os pés ficam apoiados no chão). Note também que as faixas constituídas sobre o e representam o equador (sentido longitudinal) e o meridiano do meio-dia (sentido transversal). Toda essa alegoria está diretamente ligada à Natureza e aos cultos solares da antiguidade. É essa a explicação possível nesse arrazoado.

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

 

DEZ/2020

4 comentários:

  1. Excelente explicação, Irm.·. Pedro.

    Sei que o Irm.·. prefere não responder diretamente em comentários das perguntas, mas como em sua resposta já há explicação acerca das faixas sobre o e.·., acredito que seja dúvida de vários IIrm.·. do GOB sobre o número, agrupamento e disposição das llagr.·. sobre o e.·. e em relação às ditas faixas.

    A propósito, se já puder responder, há uma disposição correta dos agrupamentos de llagr.·. semeadas nas paredes da Cam.·. do Mei.·.? (triângulo, pentágono, etc. ou de acordo com a disposição das estrelas das constelação Orion, Híades e Plêiades ou simplesmente agrupadas nos números constante na p. 15 do Ritual)

    Se entender que não é o local ideal para a resposta, pode incluir o questionamento na fila de perguntas.

    Estamos ansiosos para as correções e explicações do Ritual do 3º Grau no SOR, que tem sido uma ferramenta te grande valia.

    Um fraternal abraço.

    Ricardo Lóes
    Loja Estrelas Uberabense, nº 0941
    REAA GOBMG Uberaba-MG.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Irmão, essa decoração, pertinente às cortinas que recobrem as paredes no sentido de se adaptar uma Câmara do Meio são dispostas em grupos equidistantes de três, cinco e sete lágrimas (prateadas). Dispõem-se entre esses grupos o símbolo do c.'. e das tt.'. (cor prateada). Essa disposição atende à simetria possível e de conformidade com o comprimento das paredes. Atenção: o forro negro não deve cobrir o retábulo do Oriente onde se coloca o Delta e as duas luminárias, Sol e a Lua. T.F.A. PEDRO JUK

      Excluir
    2. Caro Irmão Ricardo. Veja publicação da sua resposta de modo mais amplo. Publicado hoje, dia 07/12 no Blog. T.F.A. PEDRO JUK

      Excluir
  2. Irm.·. Pedro,
    Muitíssimo obrigado pela atenção e presteza na resposta.

    ResponderExcluir