quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

ARCO DE CÍRCULO GRADUADO - JOIA DO EX-VENERÁVEL


Em 08/11/ 2019 o Respeitável Irmão Alexandre Fortes, sem mencionar o nome da Loja, REAA, GOB-PI, Estado do Piauí, solicita o seguinte esclarecimento:

JOIA DO MESTRE INSTALADO.


Gostaria de saber como é o nome específico do instrumento compasso com régua em meia-lua, com medida centimétrica, presente nos aventais dos Mestres Instalados. E se possível, se o Irmão poderia enviar-me fontes bibliográficas que versassem a respeito.

CONSIDERAÇÕES:

Não se trata especificamente de um instrumento, porém de partes que compõem a joia distintiva de um Ex-Venerável (Mestre Maçom Instalado) para os ritos de vertente francesa de Maçonaria como é o caso do REAA.
Assim, a régua em meia-lua, de modo mais apropriado denomina-se "arco de círculo graduado", cujo qual demonstra a oitava parte do círculo, ou seja, 45 graus do total dos 360 graus do círculo.
Nesse conjunto simbólico, sobre o arco de círculo graduado incidem as pontas das hastes do Compasso aberto em 45 graus. Símbolo do saber, o Compasso assim aberto representa o comedimento no uso da sabedoria. Do mesmo modo lembra ao Mestre Instalado que o poder, se utilizado em excesso e sem limites, pode se tornar em opressão e tirania.
O Compasso aberto a 45 graus (1/8 do círculo), ainda procura demonstrar a limitação do conhecimento humano perante a totalidade do conhecimento cósmico da divindade representada pelos 360 graus do círculo.
De tudo, a joia distintiva do Mestre Instalado, em relação ao conjunto Compasso e o arco de círculo graduado, lembra a ele que a sabedoria deve ser utilizada com descortino e equilíbrio.
Reitero que a joia distintiva do Ex-Venerável da Maçonaria de origem francesa se difere da do Past-Master da Maçonaria anglo-saxônica (inglesa) – vide mais sobre esse assunto em http://pedro-juk.blogspot.com.br – Perguntas e Respostas, Joia do Mestre Instalado. Arco Graduado e Abertura do Compasso, publicado em 26/01/2020.
No tocante a bibliografia que o Irmão me solicita, posso afirmar que ela é um tanto quanto esparsa, devendo ser examinada, no caso do REAA, em fontes francesas de Maçonaria. Por aqui sugiro a leitura do livro denominado Manual do Mestre Instalado, José Castellani, Editora Maçônica A Trolha, Londrina 1999.


T.F.A.

PEDRO JUK


FEV/2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário