quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

RETARDATÁRIO - PARA QUEM SE DIRIGE O COBRIDOR INTERNO


Em 03/12/2019 o Respeitável Irmão André Ricardo Ferraz Roque, Loja Barão do Rio Branco, 03, REAA, GOIPE/COMAB, sem mencionar o nome do Oriente, Estado do Pernambuco, apresenta a seguinte questão:

PARA QUEM SE DIRIGE O COBRIDOR.


Gostaria de tirar a seguinte dúvida: Quando um Irmão chega atrasado e bate à porta do Templo, a quem o Guarda do Templo deve se dirigir para comunicar a chegada do Irmão? Ao Segundo Vigilante e este ao Primeiro Vigilante que por sua vez comunica ao Venerável Mestre ou o cobridor comunica diretamente ao Venerável?

CONSIDERAÇÕES.

A presença de um retardatário pedindo ingresso deve ser anunciada no momento propício pelo Cobridor Interno ao 1º Vigilante.
Tem existido alguma controvérsia em relação a essa prática, sobretudo porque alguns alegam estar o Cobridor Interno ocupando a Coluna do Sul e o 1º Vigilante se encontra Coluna do Norte, portanto ele deveria primeiro comunicar o 2º Vigilante. Mas não é isso que se dá, pois se assim fosse, durante a abertura dos trabalhos o 1º Vigilante também teria que comunicar o 2º e este mandar o Cobridor verificar se o Templo se acha coberto. Ora, sabe-se perfeitamente que não é esse o procedimento previsto, pois é dever do 1º Vigilante ter ciência da cobertura do Templo (pelo menos é isso que prevê a maioria dos rituais do REAA).
Embora o atraso não esteja previsto, ou institucionalizado, na verdade a prática correta seguindo essa lógica é a de que o Cobridor Interno informe diretamente ao 1º Vigilante, pois ele está posicionado no extremo do Ocidente, próximo à porta e, por conseguinte, próximo do Cobridor.
Assim, respondendo a sua questão, o Cobridor Interno, em sendo o momento propício, comunica o 1º Vigilante que, por sua vez, comunica o Venerável Mestre.


T.F.A.

PEDRO JUK


FEV/2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário