sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

ESPADA MAÇÔNICA - SEU COMPRIMENTO


Em 04/12/2019 o Respeitável Irmão Ericson Simonetto, sem mencionar o nome da Loja, REAA, GOB-SC, Oriente de Criciúma, Estado de Santa Catarina, apresenta a questão seguinte:

COMPRIMENTO DA ESPADA

 
Ainda em conversação com os Irmãos de Criciúma para trazê-lo ao nosso Oriente.
Mas tenho uma dúvida, e pode me ajudar, eu acredito. Seria sobre a espada do Cobridor, pois percebo que algumas oficinas, a espada tem tamanho menor que as normais, existe algum simbolismo para tal instrumento? O Correto é a espada de tamanho menor?
No aguardo do entendimento do Irmão. Pois senão tem nada a ver, por que esta espada se faz presente nas Lojas?

CONSIDERAÇÕES

A espada utilizada na liturgia da Moderna Maçonaria é uma arma branca que se compõe de uma lâmina de aço com dois gumes e acabamento pontiagudo, protetor e cabo. Em média a sua lâmina possui comprimento aproximado entre 65 cm a 70 cm e o seu cabo com aproximadamente 18 cm. Esse comprimento dá a espada a possibilidade de ser embainhada, sobretudo pelos oficiais que, por dever de ofício, dela se utilizam como seu objeto de trabalho.
A faixa do Mestre tem origem no boldrié (talabarte) que servia para trazer dele pendente a bainha que acondicionava a espada. Isso pode ser constatado atualmente na descrição da Faixa do Mestre onde alguns rituais mencionam a existência de um dispositivo nele preso para acondicionar a espada – "Na extremidade interna da faixa existe uma presilha que serve de suporte para a espada", in Ritual do 3º Grau, Mestre Maçom, REAA, GOB, página 22, edição 2009 em vigência.
No simbolismo do REAA não está previsto o uso de punhais, adagas ou outros elementos do gênero que não seja a da espada com o tamanho acima mencionado. Destaque-se que essas são medidas meramente construtivas e condizentes com o uso do objeto, não existindo nelas, portanto, qualquer significado esotérico, místico ou com outras interpretações do gênero.
A título de esclarecimento, o uso coletivo da espada em Loja originou-se principalmente na Maçonaria francesa. Visando dar caráter de igualdade, todos os Mestres Maçons presentes em Loja, independente da sua classe social, portavam espadas. Esclareça-se que na França dos séculos XVII e XVIII a espada, além de ser uma arma utilizada pelos reis e militares, também era um símbolo de nobreza e era utilizada principalmente por elementos que compunham as classes mais abastadas.



T.F.A.

PEDRO JUK


FEV/2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário