segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

IDADE SIMBÓLICA DO MESTRE


Em 02/12/2019 o Respeitável Irmão Luiz Antonio, Loja Paz e União, 80, GLMMG (CMSB), Oriente de Capinópolis, Estado de Minas Gerais, solicita o seguinte esclarecimento:

IDADE SIMBÓLICA DO MESTRE


Sou mestre Maçom e tenho uma dúvida.
Quanto a pergunta: qual a idade de Mestre Maçom? Qual é correto: s aa e m, ou
s aa ou m?
Fiz leitura em algumas liturgias, mas não consegui saber.
Se puder me ajudar.

CONSIDERAÇÕES.

O modo correto dessa grafia é s aa e m (o grifo é meu).
Em linhas gerais, os "s aa" correspondem ao tempo de aperfeiçoamento que levou o maçom para chegar até a Câmara do Meio. Esse caminho intelectual, que tem tudo a ver com o gênio da criação, demonstra ação e conhecimento.
Simbolicamente cada a desse período iniciático corresponde a uma das Artes e Ciências Liberais da Antiguidade que o Mestre aprendeu para paulatinamente poder subir a escada sinuosa que leva a Árvore da Vida (A A M É C).
De modo prático os "s aa" também traduzem as s virtudes aplicadas durante a vida do iniciado: as virtudes teologais da Fé, Esperança e Caridade, somadas às virtudes da Justiça, Prudência, Temperança e Coragem.
Esotericamente se explica que os s aa correspondem à vida material e é demonstrada na trajetória dos s primeiros pp dados na execução da Marcha do Mestre, enquanto que o o e último p, de cunho espiritual, se completa no Oriente demonstrando a passagem pelo pórtico e o renascimento do Mestre.
O p dado além do s corresponde ao termo "e m" na expressão alusiva à idade do Mestre. Em síntese os s aa se referem à trajetória material e o complemento "e m" se refere ao espiritual. Não à toa que na representação da Lenda, o Mestre é simbolicamente revivido para ingressar no Oriente da Loja.
Assim, "s aa e m" demonstra a imortalidade daquele que afirma ter conhecido a Acác. Dividindo a expressão em duas partes, s aa revela a obra construída pelo Mestre, enquanto que "e m" revela a sua perenidade, ou seja, prevalecerá para sempre na mente dos pósteros. Morre o homem, mas fica a sua obra.
Dada essa abreviada consideração, afirma-se então: o Mestre tem "s aa e m" (o grifo é meu), ou seja, ilimitadamente sua idade vai além dos "s aa" (eternidade). A expressão denota sentido afirmativo e não alternativo.
Concluindo, em Maçonaria se aprende que a Luz vem do Oriente, portanto cada Mestre Maçom deve ser uma Luz para a prática das boas obras.


T.F.A.

PEDRO JUK


FEV/2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário