terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

REAA - CHANCELER E TESOUREIRO FALAM SENTADOS?


através do New GOB Net um Respeitável Irmão de Loja pertencente ao Grande Oriente do Brasil e praticante do REAA, apresentou a questão abaixo.

FALAR SENTADO NO OCIDENTE


Com os nossos mais fraternais cumprimentos, solicito seja informado se o irmão Chanceler, por ocupar mesa, à luz do Rito Escocês Antigo e Aceito, tem a prerrogativa de falar sentado ou em pé, especialmente quando da palavra a bem da ordem e do quadro em particular?

CONSIDERAÇÕES.

Sob nenhuma hipótese. Nem o Chanceler e nem o Tesoureiro podem falar sentados durante os trabalhos maçônicos. O fato de ocuparem lugar que possui mesa não lhes dá a prerrogativa de falarem sentados. Assim, no Ocidente, onde cada qual ocupa seu lugar, somente podem falar sentados os Irmãos Vigilantes (salvo nas ocasiões em que o ritual determine que eles falem em pé). Todos os demais que se colocam no Ocidente, ao usarem a palavra, falam em pé em qualquer situação nos períodos da sessão. Vale a pena mencionar a regra de que no REAA, em Loja aberta, quem estiver pé fica à Ordem.
Por oportuno, cabe também citar que o Sistema de Orientação Ritualística do GOB RITUALÍSTICA - http://ritualistica.gob.org.br/ - implantado pelo Decreto do Grão-Mestre Geral sob nº 1784/2019 visando orientar e adequar o Ritual, em nenhum momento revela que o Chanceler e o Tesoureiro possam falar sentados em Loja aberta.


T.F.A.

PEDRO JUK


FEV/2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário