domingo, 23 de fevereiro de 2020

ESTRELA FLAMEJANTE FIXADA NO DOSSEL


Em 02/12/2019 o Respeitável Irmão Sergio Antunes, Loja Acácia, 177, REAA, GOB-RJ, Oriente de Niterói, Estado do Rio de Janeiro, apresenta o que segue:

ESTRELA FLAMEJANTE - INSTRUÇÃO DO GRAU DE COMPANHEIRO.

 
Lendo a sugestão de 3º instrução de Companheiro, me veio uma dúvida:
Aprendi que a Estrela Flamejante fica sobre o 2º Vigilante e com a explicação que consta nas perguntas 4, 6 e 7. Já, o Pentagrama, que fica acima do Dossel do Venerável Mestre é que tem a explicação da pergunta 5 (Homem Vitruviano).
Então, qual o significado da Estrela, acima do Dossel? Ou ela não deveria existir?

CONSIDERAÇÕES.

A Estrela Flamejante, objeto de estudo do Companheiro Maçom no REAA, é um símbolo de origem pitagórica que vai pendente do teto sobre o lugar do 2º Vigilante ao Sul no meridiano do Meio-Dia, aparecendo também como um dos elementos simbólicos que compõem o Painel da Loja de Companheiro.
Esse símbolo, de caráter intermediário por se colocar entre o Sol no Oriente e a Lua no Ocidente, é uma estrela de cinco ponta (Pentagrama) e traz no seu centro a letra G (Geometria).
Dentre outros, ela simboliza o Homem no seu juízo e estado perfeito tal como a "criatura" criada pelo "Criador" (um ápice voltado para cima).
Assim, a Estrela Flamejante, de luz cálida por se colocar entre as duas luminárias terrestres e pendente do teto, não é um astro ou estrela pertencente ao mapa estelar da abóbada. Nesse sentido, ela não pode ser confundida com um corpo celeste pertencente ao firmamento.
Em termos de liturgia maçônica inerente ao REAA, a Estrela Flamejante somente aparece junto ao meridiano do Meio-Dia e como figura dentro do Painel da Loja.
Desafortunadamente alguns rituais anacrônicos chegaram até a apresentar a Estrela no alto do dossel e até mesmo dentro do Delta, impingido a ela, com isso, significados diferenciados, provavelmente para justificar essas colocações não recomendadas no REAA.
Assim, os títulos de Estrela Hominal (Homem Vitruviano), Pitagórica, Pentagrama, etc., são designações inerentes a uma única Estrela, a Flamejante, ou Estrela de Cinco Pontas - aquela que fica sobre o lugar do 2º Vigilante e no Painel do Grau. Nada mais é mencionado a respeito no Ritual do 2º Grau do REAA (GOB) em vigência, portanto, Estrela fixada no dossel não existe.
A propósito, todo o ideário iniciático do 2º Grau, que de longe é o grau mais genuíno da Maçonaria sob o ponto de vista histórico, está contido nessa emblemática e riquíssima alegoria. Isso pode ser constatado em se compreendendo o verdadeiro significado da senha de reconhecimento do C M.


T.F.A.

PEDRO JUK


FEV/2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário