quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

USO DO CHAPÉU NA MAÇONARIA - SIGNIFICADO



Em 14/12/2019 o Respeitável Irmão Jaime Pedrassani, Loja Sophia, nº 60, REAA, GLMERS (CSMB), Oriente de Porto Alegre, Estado do Rio Grande do Sul, apresenta a seguinte questão:

CHAPÉU DESABADO


Caro Irmão Pedro. Uma vez mais, recorro à vossa sábia orientação: em que momento do ritual de instalação do novo Venerável Mestre ele passa a usar o chapéu? Seria no momento em que lhe é transferida a joia, malhete, avental e punhos?

CONSIDERAÇÕES.

Como resposta objetiva, deve receber o chapéu assim que ele for instalado no trono.
A rigor, no REAA, sob o ponto de vista da originalidade, qualquer Mestre Maçom deveria usar chapéu negro e desabado quando trabalhando nas Lojas abertas em Câmara do Meio. Como Venerável Mestre ele deveria se apresentar aos trabalhos sempre usando cobertura, não importando o grau simbólico.
Reitero, essas colocações se prendem principalmente à tradição no REAA, o que infelizmente nem sempre é atendida nos rituais vigentes.
De qualquer modo, aproveito para deixar um pequeno arrazoado pertinente ao uso da cobertura da cabeça pelos Mestres Maçons, principalmente para que essa tradição não caia no esquecimento e também como repúdio a certas "chacotas" proferidas por alguns maçons que, por não conhecer a Maçonaria a contento, às vezes nos brindam com comentários desairosos, inconvenientes e de refinado mau gosto.
Segue um breve relato sobre o porquê dos fatos.
Por conta da influência hebraica na Maçonaria, segue o seguinte resumo sobre a cobertura da cabeça utilizada no judaísmo: Na tradição judaica, para os que atendem aos seus mais rígidos princípios, o homem deve sempre trazer a sua cabeça coberta, o que ocorre desde o brit-milá (circuncisão no oitavo dia de vida) por simbolizar a aliança abraâmica  - a aliança que Abrão fez com Deu. Na prática, entretanto, de modo geral a cobertura da cabeça - que no judaísmo utiliza-se o kipá - é obrigatória somente durante as cerimônias litúrgicas.
Em Maçonaria, a cobertura da cabeça, que é feita com um chapéu negro e desabado, é imprescindível (ou pelo menos deveria ser) para todos os Mestres Maçons em trabalho no 3º Grau, muito embora existam ritos que também utilizem cobertura para Aprendizes e Companheiros.
Além da herança hebraica, em Maçonaria boa parte desse costume advém das cortes europeias, quando o rei, na presença dos seus inferiores hierárquicos, cobria a cabeça como sinal de superioridade – é como deve fazer o Venerável em sessão no Grau de Aprendiz e Companheiro. Já em presença com seus pares, todos se cobriam.
No tocante à herança hebraica, sob o ponto de vista místico é nítida a sua influência, pois em Maçonaria, sobretudo considerando aspectos teístas, assim como no judaísmo, trazer a cabeça coberta, além do significado de que acima da cabeça do homem existe algo transcendental, onisciente, onividente e onipresente, que é Deus, o "Grande Arquiteto do Universo", também demonstra a pequenez humana e a prostração do homem perante Deus, o que, em linhas gerais, procura demonstrar que por ser a cabeça a sede da mente e do conhecimento, estando ela coberta, evidencia a incapacidade humana de entender o Criador. Em última análise é uma demonstração de submissão do homem a Deus.
Ainda sobre a cobertura da cabeça na Maçonaria, a título de esclarecimento cabe comentar o porquê de o chapéu negro ser "desabado", isto é, com abas caídas. Segundo alguns historiadores, tal como o saudoso Irmão Francisco de Assis Carvalho, o Xico Trolha, a característica desabada servia para esconder o rosto, dificultando a identificação facial do usuário do chapéu, sobretudo quando a discrição e o anonimato eram elementos muito importantes nas ações de combate que a Maçonaria travava contra o despotismo e a crueldade dos regimes totalitários.
Por fim, me cabe dizer que infelizmente na atualidade o uso do chapéu na Maçonaria não tem tido a importância merecida, possivelmente porque muitos "entendidos" simplesmente não sabem da sua história na Ordem e muito menos o que essa parte da indumentária maçônica significa para o iniciado.


T.F.A.

PEDRO JUK


FEV/2020

4 comentários:

  1. Excelente texto explicativo, acho que deveríamos fazer o uso do chapéu nas sessões de câmara do meio no rito REAA. T.F.A.
    Paulo Cesar da Silva, Sec. Adj. Para o REAA Gob-go.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos fazer essa recomendação quando saírem as orientações e adequações para o Grau de Mestre. Obrigado pela visita. T.F.A.

      Excluir
  2. Meu ir:., li uma vez que quando houver uma autoridade maçônica hierarquicamente superior o Venerável Mestre deixa de usar o Chapéu e que só o coloca quando ele for a maior autoridade presente. Isso procede?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De modo algum. Isso não procede. É mais uma dessas invenções. T.F.A. Obrigado pela visita.

      Excluir