sábado, 8 de fevereiro de 2020

COLETA SEM RITUALÍSTICA


Em 13/11/2019 o Respeitável Irmão Reynaldo Calaza, Loja Sylvio Claudio, 3.798, REAA, GOB-RJ, Oriente do Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro, apresenta a questão seguinte:

GIRO PARA COLETA SEM RITUALÍSTICA


Em uma sessão ordinária, o Venerável Mestre autorizou que o Mestre de Cerimonias realizar o giro do Tronco de Beneficência "sem ritualística" devido ao avançar da hora.
O Mestre de Cerimonias colheu o Venerável Mestre e continuou o seu trabalho no Oriente e depois desceu ao Ocidente para recolher os demais irmãos. Após o fim da sessão conversei com o Mestre de Cerimonias e disse a ele que quando se é autorizado a circulação sem a ritualística, ele deve respeitar as Luzes da Loja e depois sim, fazer o recolhimento sem o giro ritualístico.
Alguns Irmãos questionaram e apareceu a dúvida, pois falaram já que se é sem ritualística, não tem que respeitar as luzes, isso procede?

CONSIDERAÇÕES.

É aquela história, não existe "meia-ritualística", ou "meia-liturgia". Na verdade, eu só tenho a lamentar que um Venerável Mestre desrespeite o ritual em nome do "adiantado da hora" e autorize a coleta sem o giro previsto. O Orador, como Guarda da Lei, não deveria permitir o ocorrido.
Geralmente esse tal de "adiantado da hora" se dá por mal condução da sessão onde o tempo é extrapolado pelos excessos. Assim, o mais interessante disso tudo é que em detrimento de um erro, comete-se outro pior ainda. Ora, no ritual não está previsto em lugar nenhum a possibilidade de os giros das bolsas ocorrerem sem ritualística, portanto, não há justificativa para tal.
Por tudo, a questão não é de colher primeiro desse ou daquele para depois não cumprir o previsto. O correto é seguir o que prevê o ritual e as orientações a ele pertinentes dispostas no Sistema de Orientação Ritualística – http://ritualistica.gob.org.br/ amparado pelo Decreto 1784/2019.
Finalmente, a coleta, seguindo o ritual e as orientações pertinentes, faz o giro na forma prevista. Não existe esse giro "sem ritualística".


T.F.A.

PEDRO JUK
jukirm@hotmail.com
http://pedro-juk.blogspot.com.br

FEV/2020


Nenhum comentário:

Postar um comentário