sábado, 1 de fevereiro de 2020

O USO DE PARAMENTOS PELO AVESSO


Em 05/11/2019 o Respeitável Irmão Davi Hackbart Covalesky, Loja Estrela do Sul, 84, REAA, GOB-RS, Oriente de Bagé, Estado do Rio Grande do Sul, apresenta a seguinte questão:

PARAMENTOS NA CÂMARA DO MEIO


Por instrução do Ritual, na Sessão Magna de Exaltação, as insígnias passam a ser utilizadas pelo lado preto logo após a abertura ritualística.
O ritual é bem claro, aliás, quando diz: "todas as insígnias...".
Surgiu uma dúvida, no entanto, sobre as insígnias dos Expertos (e do Mestre de Cerimônias, talvez?), sobretudo pelo contato prévio (e fora do templo) que estes Irmãos têm com o Companheiro que será exaltado. 
Fica a dúvida se o correto é o que o ritual orienta (todas insígnias), ou se os referidos Irmãos permaneceriam com os aventais e colares pelo lado usual? E se assim fosse, passariam a utilizá-los pelo lado preto em algum momento da Sessão ou permaneceriam da mesma forma, diferenciando-se dos demais Irmãos?
Ponderamos e dialogamos sobre está questão com o pensamento de que, estando os Expertos com as insígnias pretas, estariam "adiantando" algo pertinente ao grau de Mestre e ainda, antecipando parte da revelação de um ambiente totalmente diferente ao já vivido pelo Companheiro, nas Lojas dos graus anteriores. Quebrar-se-ia, assim, no meu entender, parte da "surpresa" e o "impacto" do Irmão ao adentrar por vez primeira na Câmara do Meio.
Espero que eu tenha conseguido expressar a nossa dúvida e aproveito para parabenizar o Irmão pela nobre demonstração de sua dedicação à Ordem.

COMENTÁRIOS

De pronto devo informar que nas orientações e adequações pertinentes ao Ritual de Mestre do REAA que serão publicadas ainda no primeiro semestre desse ano in SOR - GOB RITUALÍSTICA, a anomalia de se usar paramentos pelo lado inverso será erradicada, pois se trata de uma prática inventada e atualmente ainda copiada de rituais retrógrados que mencionavam esse costume como símbolo de consternação e dor.
Na realidade isso é inapropriado pois os paramentos maçônicos devem ser corretamente vestidos pelo seu lado normal, sobretudo se levando em conta o alto significado do avental, mas desde que vestido de modo apropriado e não pelo seu lado avesso onde existe apenas e tão somente um forro de acabamento sem qualquer significado litúrgico.
Originalmente, embora na contramão da história existam aventais azulados no REAA, o verdadeiro avental de Mestre no escocesismo é orlado em vermelho, tendo inclusive o seu forro (lado avesso) acompanhando o mesmo matiz da orla (vermelho) – isso pode ser constatado, dentre outros, no Conselho de Lausanne, Suíça, 1875 e no "Guia dos Maçons Escossezes ou Reguladores dos Três Gráos Symbólicos do Rito Antigo e Aceito", "Grande Oriente Brazileiro", 1834, Rio de Janeiro, página 46.
Partindo dessa premissa, com o avental autêntico (orlado e forrado em vermelho) se usado pelo lado avesso nada traz que caracterize manifestação de pesar e dor.
No caso do ritual em vigência do GOB existe ainda, além do equívoco de mandar vestir os paramentos pelo lado avesso, também não há informação de quando os mesmos devem voltar a ser vestidos normalmente na sessão.
De qualquer modo, as orientações que logo estarão disponíveis no Sistema de Orientação Ritualística - http://ritualistica.gob.org.br - corrigirão essa liturgia equivocada acabando de vez com essa prática desnecessária. Afinal, o avental maçônico é a verdadeira vestimenta simbólica maçônica, possuindo assim um alto significado iniciático, não sendo, portanto, cabível usá-lo vestido pelo lado avesso. Reitero, essa prática indevida nada mais é do que mera filigrana ritualística.
Desse modo, também não se sustenta a tese de trazer o avental vestido ao contrário para se esconder, não se sabe o quê, do Companheiro que está prestes a ser exaltado. Ora, a decoração da Câmara do Meio que o aguarda já é mais do que suficiente para ele entender e se surpreender com o simbolismo da lenda hirâmica.
Por fim, vale a pena mencionar que nos graus capitulares do REAA é possível se encontrar um avental com duas faces, ou seja, é vestido conforme o momento ritualístico, mas isso é no Capítulo e não tem nada a ver com os graus simbólicos. Lembro que o saudoso Irmão Francisco de Assis Carvalho (o Xico Trolha) empreendeu estudos para saber a origem dessa inversão inadequada do avental de Mestre no simbolismo. Afirmava ele existir grande possibilidade de que isso possa ter se originado no avental de duas faces utilizado no Capítulo quando ainda existiam as Lojas Capitulares (vide essa história). Se sim ou não, isso não importa, pois essa inversão de paramento na cerimônia de Exaltação é completamente anormal. Aventais do simbolismo não trazem nenhum significado iniciático quando relacionados ao seu lado avesso (forro).


T.F.A.

PEDRO JUK


FEV/2020

5 comentários:

  1. Muito sábia e admirável sabedoria !👏👏👏

    ResponderExcluir
  2. caro ir é a primeira vez que acesso seu blog ,muito esclarecedor embora prefira seguir o ritual neste caso descrito pois mesma não parecendo fazer sentido não foi ali colocado por acaso,certamente algum ir o fez com aprovação de suas conjecturas da mesma forma que você o faz agora.
    Mas o que me confunde um pouco é que esse blog é publico e de acesso sem restrições e fala-se em detalhes abertamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Irmão, se é essa a sua opinião siga o que lhe aprouver. A minha intenção é desmistificar e extirpar invenções, contudo, respeito a sua vontade. Nos ritual do GOB eu vou retirar esse avental pelo avesso, começando pelo Sistema de Orientação Ritualística que orienta o ritual devendo de pronto serem seguidas as orientações ali contidas (Decreto 1784/GOB. Se o caríssimo Irmão não pertencer ao GOB e o seu ritual orientar o uso do avental pelo lado avesso, siga o ritual. A minha intenção não é jamais desrespeitar ritual em vigência. Quanto ao Blog em si, segredos são sinais, toques e palavras. Isso eu não revelo nos meus escritos públicos. Ademais, conteúdos relacionados aos textos ritualísticos me parece que somente são compreendidos por iniciados. Fraterno abraço e muito obrigado pela visita.

      Excluir
  3. Cada dia que passa eu aprendo mais com os seus esclarecimentos,
    sou seu fã .TFA

    ResponderExcluir