terça-feira, 19 de agosto de 2025

INGRESSO COM O PÉ ESQUERDO

Em 18.02.2025 o Respeitável Irmão Fabrício Teixeira, Loja União Mutuense 17 de Maio, GOB MINAS, REAA, Oriente de Mutum, Estado de Minas Gerais, apresenta a dúvida seguinte:

 

PÉ ESQUERDO

 

Valoroso irmão Juk, no novo ritual GOB de Aprendiz, na parte final que esclarece alguns assuntos sobre orientação ritualística, diz que o acesso ao templo e ao oriente, se faz com qualquer um dos pés.

Me surgiu a dúvida se esta orientação se dá antes do início dos trabalhos ou durante
o transcorrer dos mesmos, visto que como Aprendiz foi me mostrado anteriormente que o pé esquerdo vinha primeiramente.

Certo de sua atenção, agradeço imensamente.

 

CONSIDERAÇÕES

 

No REAA, durante a abertura dos trabalhos, no transcurso da sessão e após o seu encerramento, ingressa-se ou se sai do Oriente com qualquer um dos pés. Tanto faz, pode ser com o direito ou com o esquerdo.

Nenhum ritual vigente prevê este "fetiche" de se ingressar ou sair da Loja, ou mesmo subir ao Oriente, apenas com o pé esquerdo. Esta não passa de mais uma invencionice produzida pela fértil imaginação de alguns. O próprio ritual menciona que andando normalmente, ingressa-se no Templo com qualquer um dos pés.

Sendo assim, reitera-se: antes, durante ou depois, ingressa-se ou se sai do Templo, e Oriente se for o caso, com qualquer um dos pés – com aquele que melhor convier ao transeunte.

Ao finalizar, é bom que se diga que a Moderna Maçonaria, nascida no século das luzes, é uma Instituição que prima pela racionalidade e pelo esclarecimento. Urge então a necessidade de se extirpar, de uma vez por todas, essas crendices que só comprometem os salutares e verdadeiros ensinamentos maçônicos.

 

Fraterno abraço.

 

PEDRO JUK - SGOR/GOB

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

 

AGO/2025

2 comentários:

  1. SFU! Meu nome é Renato José Thiesen, da ARBCLS Jerônimo Coelho nr 13, do Or de Florianópolis, vinculada ao Grande Oriente de Santa Catarina. Trabalhamos no REAA. Me permita discordar da colocação, apesar de não ter visto em qualquer ritual, sobre, com que pé se chega ao Oriente. Nosso ritual define a marcha do Aprendiz. Por ela podemos conluir que se chega ao Or com o pé esquerdo. Visto que na "Marcha" o pé direito se junta ao esquerdo. Assim, concluímos que, ao se chegar ao Or, deve-se estar com o pé esquerdo à frente, para ser tocado com o pé direito, não o inverso.
    Estou aqui para aprender, pois sou um eterno "Aprendiz". Meu e-mail: rjthiesen@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Irmão, bom dia. Em lugar algum acima eu afirmei que a Marcha do Grau de Aprendiz do REAA começa com o pé direito. Os passos ritualísticos do Grau, no caso do REAA, começam sempre com o pé esquerdo, porém isso não quer dizer que alguém perambulando normalmente pela Loja tenha necessariamente que ingressar ou sair do Templo, ou mesmo, subir e descer do Oriente, exclusivamente com o pé esquerdo. Tanto faz, com o direito ou o esquerdo. Note que a pergunta foi feita sobre se entrar e sair do Templo e do Oriente e não com qual pé se deve iniciar a Marcha de Aprendiz.
      Marcha do Grau é uma coisa, enquanto que circular pelo Templo é outra. Não vamos confundir e nem generalizar as coisas. Tenha certeza de que se a questão apresentada fosse sobre a Marcha do Grau de Aprendiz do REAA eu teria dito que ela se inicia com o pé esquerdo, e que obviamente os Rituais do REAA assim preconizam.
      Obrigado pela visita, um T.F.A.

      Excluir